Notícias

Vila tem 600 operários para entregar reparos; prédio do Brasil tem problema

Vazamento no andar térreo atingiu edifício da delegação verde-amarela neste domingo. Delegação holandesa compra material de limpeza, mas não comenta

Janeth é a prefeita da Vila (Foto: Helena Rebello)

Janeth é a prefeita da Vila (Foto: Helena Rebello)

Um dia após a delegação da Austrália fazer duras queixas à estrutura dos apartamentos da Vila dos Atletas, um contingente de 600 funcionários está trabalhando 24 horas por dia exclusivamente para concluir reparos emergenciais até quarta-feira. O número informado pelo Comitê Organizador no domingo era 500 homens. Parte desta força-tarefa também atuou no prédio reservado ao Time Brasil, que apresentou problemas no encanamento do andar térreo, o que gerou um vazamento neste domingo.

– Pelo que vi do prédio do Brasil faltava montar a área de convivência, de entretenimento, mas é capaz de hoje já estar pronto. Sobre encanadores, houve um problema no térreo. Não vi problema desse tipo em nenhum apartamento – revelou a prefeita da Vila, Janeth Arcain.

O Comitê Olímpico do Brasil confirmou apenas a realização de pequenos reparos em tomadas, troca de lâmpadas e serviços de limpeza em quartos ainda não ocupados. Segundo a assessoria de imprensa da entidade, quem chega na Vila encontra tudo pronto.

De plantão na Vila para atender à imprensa e verificar as queixas das delegações, a medalhista de prata do basquete brasileiro afirmou que o prédio da delegação australiana está recebendo atenção especial. A ex-jogadora fez questão de ressaltar que os problemas foram pontuais e não em todas as unidades.

– Essas últimas 24h foram de finalização dos ajustes, que todo mundo já sabe, principalmente no prédio onde está a Austrália. O que vale citar é o seguinte: a gente fala de um bloco com 17 andares com oito apartamentos em cada andar. Então não são que todos estão com problema. É um ou outro que deu esse problema e que está sendo selecionado. Em 48 horas devemos ter tudo resolvido. Quarta, quinta-feira no máximo.

Nesta segunda-feira, o GloboEsporte.com ouviu atletas de Angola e Nova Zelândia e obteve uma impressão geral positiva sobre os apartamentos ocupados pelos mesmos. Janeth diz também ter ouvido muitos elogios.

– Que eu saiba ninguém mais (reclamou). Se tivesse vocês da imprensa saberiam mais que a gente. Não tenho nenhum foco de que outro país tenha reclamando de algo. Pelo contrário, tenho até citações de que estão gostando da alimentação, que realmente a Vila é bonita e aconchegante. A gente espera que esse calor e sol do Rio venha, pra que na hora que a Vila esteja no seu 100% de atletas e do seu funcionamento, que elas se sintam acolhidas.

A Austrália é a única delegação a adiar a entrada na Vila Olímpica por causa dos problemas estruturais dos apartamentos, mas não está sozinha nas críticas. No domingo, o diretor de comunicação do Rio 2016 afirmou que “todo mundo” reclamou dos problemas, mas poucos estão em estado crítico como o da Austrália.

HOLANDESES COMPRAM MATERIAL DE LIMPEZA

Membros da delegação da Holanda compraram material de limpeza nesta segunda-feira. Em meio às compras era possível ver produtos químicos e muitos rodos, além de tapetes de banheiro. Entre as aquisições também estavam vinho e garrafas de cerveja. Ninguém quis comentar sobre as compras ou a necessidade de fazer faxina nos apartamentos.

GE

Mais popular