Notícias

Vacinação contra poliomelite termina nesta segunda-feira na Paraíba

vacina_polio_1Acaba nesta segunda-feira (31) a campanha de vacinação contra a paralisa infantil na Paraíba. Os pais ou responsáveis de crianças que tenham entre seis meses e cinco anos devem procurar um posto de vacinação contra a poliomelite e atualizar a caderneta de vacinação. A meta de imunização no estado é de 249.033 crianças e na capital paraibana é de 48.220 contra a poliomelite.

Em João Pessoa existem 114 salas de vacinação  à disposição da população. De acordo com a a coordenadora de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, Chiara Dantas, a Paraíba está em segundo lugar no ranking dos estados em vacinação contra a paralisia infantil no Brasil. O número de crianças vacinadas em João Pessoa deve sair após o fim da campanha, mas Chiara Dantas está otimista com o resultado.

A imunização contra a poliomelite é feita em gosta e não causa dor à criança. A vacina confere proteção contra os sorotipos 1, 2 e 3, e sua eficácia é em torno de 90% a 95%, com a administração das três doses. este é o 36º ano de campanha nacional de vacinação contra a pólio e o 26º ano sem a doença no país.

A vacina é contraindicada para crianças portadoras de infecções agudas com febre acima de 38º; com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo de estreptomicina ou eritromicina; que, no passado, tenham apresentado qualquer reação anormal à vacina;imunologicamente deficientes devido a tratamento com imunossupressores ou com deficiência imunológica congênita; e crianças com história de paralisia flácida associada à vacina, após dose anterior da poliomielite oral.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Redação com G1

Mais popular