Notícias

Uma nave sem rumo

protesto

Carlos Chagas

Outro número colhido pelo Datafolha assusta mais o governo do que  a constante queda  da presidente Dilma nas preferências do eleitorado, agora também acompanhada pela diminuição dos índices de Aécio Neves e de Eduardo Campos:  subiu para 13% o percentual dos que não sabem em quem votar, enquanto passou para 17% a  decisão dos que votarão em  branco ou anularão o voto. Isso significa a insatisfação de  30% dos brasileiros. Quem sabe também a descrença deles nas instituições atuais.

As categorias que paralisam suas atividades ou  se manifestam ruidosamente  às vésperas da copa do mundo aproveitam-se de  um período de fraqueza do poder público, exposto ao crivo da comunidade internacional. Mesmo assim, avoluma-se  a indignação nacional, antes represada e agora livre para mostrar-se.

Não faltam apenas lideranças, entre nós. Mais grave é perceber a inexistência de organizações capazes de assumir o comando da sociedade em desagregação.A conclusão é de que nos transformamos num país de órfãos. O que poderia constituir-se num alento, a sucessão presidencial de outubro, virou apêndice desimportante de uma nave sem rumo.

 

Mais popular