Notícias

TRE proclama resultados do 1º turno das eleições na Paraíba

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, proclamou na sessão ordinária de ontem o resultado provisório do primeiro turno das eleições 2014, quando 2.334.522 eleitores foram às urnas para votar nos candidatos a presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

O desembargador Saulo Benevides anunciou os nomes dos candidatos que disputarão o segundo turno para o cargo de governador. Com 965.397 votos obtidos no primeiro turno o candidato da coligação “A Vontade do Povo”, Cássio Cunha Lima, disputará o cargo de governador do Estado com o segundo colocado, Ricardo Vieira Coutinho, que teve 937.009 votos pela coligação “A Força do Trabalho”.

O presidente da Comissão de Apuração e Totalização dos Votos, juiz Rudival Gama do Nascimento, apresentou um relatório detalhado sobre o processo de apuração, inclusive proclamando nominalmente os candidatos eleitos na Paraíba e registrando que não houve nenhuma impugnação ou recurso apresentado pelos partidos concorrentes ao pleito.

De acordo com o magistrado, a finalização do processamento eletrônico e a totalização de todos os votos do Estado ocorreu às 22h20. Ele informou ainda que na Paraíba foram apuradas 9.523 seções, com um total de votos apurados de 2.334.1522. E que o coeficiente eleitoral para o cargo de deputado estadual foi de 55.438 e para o cargo de deputado federal foi de 161.402.

O presidente do TRE informou que no prazo de 48 horas após a proclamação os partidos ou coligações podem voltar a apresentar suas propostas no horário eleitoral gratuito de rádio e televisão. No segundo turno, o guia será diário, inclusive, aos domingos e os candidatos terão tempo igualitário. Serão 10 minutos para cada candidato a governador e a presidente.

O sorteio da ordem dos candidatos na veiculação do guia eleitoral para o segundo turno das eleições de 2014 será realizado às 9h de hoje, na Sala de Treinamento no 4º andar da sede do TRE-PB, com a presença de representantes das coligações que vão disputar o pleito, do Ministério Público e das emissoras que vão gerar o programa na televisão e no rádio.

A abstenção registrada no primeiro turno das eleições no Estado foi de 17,65%, o que representa 500.260 eleitores que não compareceram. Em João Pessoa, maior colégio eleitoral, a abstenção foi de 8%, um percentual positivo se comparado ao índice de abstenção nas eleições gerais de 2010, quando 14% não votaram na capital.

JornaldaParaíba

Mais popular