Educação/Cultura

Rota de Inclusão Digital beneficia moradores do bairro da Penha a partir da próxima segunda

expotex_corneliofelepe-075-164-300x218Cursos de informática fundamental, multimídia e acesso livre à internet. É o que os moradores do bairro da Penha irão encontrar gratuitamente, a partir da próxima segunda-feira (8), por meio do projeto ‘Rota de Inclusão Digital’ da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). O objetivo da iniciativa é promover a inclusão digital a toda população de João Pessoa.

O projeto consiste em percorrer bairros e comunidades da Capital com a Estação Digital Móvel, que é ônibus transformado em sala de aula, climatizado, com 11 computadores, projetores, adaptado para cadeirantes, com internet e ponto de apoio. A estrutura conta com duas equipes de educadores, que ministram os cursos e prestam orientações a quem chegar ao local.

A Estação Digital Móvel ficará estacionada na frente da Associação dos Pescadores da Praia da Penha, de 8 a 19 de junho, de segunda à sexta, das 8h às 17h. Ao todo, serão oferecidas gratuitamente 40 vagas para os cursos, sendo 20 no período da manhã e outras 20 à tarde.

“Atualmente, a Secitec disponibiliza 30 Estações Digitais espalhadas estrategicamente por toda cidade, onde os interessados podem ter aulas de informática fundamental e aplicativo de escritório, além dos cursos de DJ e manutenção de celular, estes na Casa Brasil. Mas ainda existem alguns locais que não dispomos de ponto fixo, é aí que a Rota de Inclusão entra, levando conhecimento, capacitação e informação”, afirmou o chefe de Inclusão Digital da Secitec, Pierre Dornelas.

O ‘Rota de Inclusão Digital’ já visitou o Ponto de Cem Réis e o bairro do Varadouro, beneficiando os moradores da Comunidade Cordão Encarnado.

Estações Digitais – É uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, por meio de convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, cujo objetivo central é o combate à exclusão digital. Atualmente, João Pessoa possui 30 Estações Digitais em funcionamento, equipadas com 11 computadores conectados à internet banda larga, uma impressora e um scanner com o objetivo de facilitar o acesso da população às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).

Casa Brasil – Localizada no bairro Costa e Silva, a Casa Brasil é um projeto que busca unir o acesso às novas tecnologias com a cultura, arte e a cidadania. É um espaço comunitário, gratuito e irrestrito, que funciona como centro de aperfeiçoamento tecnológico, entretenimento, articulação comunitária e participação popular. Isso estimula uma gestão participativa, com ampliação da cidadania, e fortalece a ação da sociedade civil.

Redação com PMJP.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O