Notícias

Reitora da UFPB propõe ao Minc transformar o atual Centro de Artes no ‘Memorial Sivuca’

REITORAA reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Margareth Diniz, registrou nesta quarta-feira (27) no Ministério da Cultura (Minc), a decisão de transformar e adequar o atual Centro de Artes no ‘Memorial Sivuca’, cuja proposta mereceu a aprovação do Minc como área multiuso. A ação faz justiça a um dos maiores instrumentistas do Estado e de repercussão internacional, que preferiu morrer ao lado dos professores e músicos da UFPB.

Na audiência com executivas indicadas pelo ministro Juca Ferreira, Juana Nunes e Carla Dozzi, a reitora formalizou a decisão da UFPB de adequar projeto aprovado em nova formatação da proposta anterior de recursos disponibilizados pelo Minc para o ‘Memorial Sivuca’ em 2010, mas não concretizados na ordem de R$ 8.189.000,00 e até empenhados, mas não consolidados.

“A Paraíba tem uma dívida enorme com o legado internacional de Sivuca, que preferiu morrer próximo de nossos professores e músicos por ser grande centro nacional, através da UFPB, por isso sem olhar para trás precisamos prestar esta grande homenagem”, justificou a reitora.

Ainda durante a reunião, Margareth Diniz disse ainda que a realidade devido à crise econômica é outra. Ela até indicou a redução dos valores do projeto, mas defendeu a urgência para dar destinação ao ‘Memorial Sivuca’.

Por sua vez, as executivas disseram que o do Ministério da Cultura buscará junto com a UFPB as condições necessárias para viabilizar o ‘Memorial Sivuca’. “O Memorial Sivuca além de marco a um gênio da música instrumental brasileira abrigará outras manifestações artistas de todos os níveis”, relataram.

O presidente do Grupo WSCOM e jornalista Walter Santos participou da reunião. Na oportunidade, ele destacou a forte representação do “Mestre Sivuca” para a cultura paraibana e para as atividades acadêmicas da UFPB. Ao lado da viúva de Sivuca, a cantora, compositora e escritora Glorinha Gadelha, ele tem sido um lutador desde 2011 para viabilizar o projeto.

Redação com WSCOM

Mais popular