Turismo

Rede hoteleira de João Pessoa atinge 96% de ocupação para o Réveillon

“João Pessoa está pela primeira vez na rota do turismo internacional e isso é fruto do trabalho e investimento da atual gestão”. É assim que o secretário municipal de Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez, avalia os números da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB) que aponta uma média de ocupação de 96% dos hotéis da capital para o réveillon deste ano. O número representa um acréscimo de 16% em relação a 2016.

Milanez também afirmou que nem mesmo a crise financeira que o Brasil enfrenta pode comprometer o sucesso do turismo na Capital. “Os números não mentem e hoje João Pessoa tem se tornado a bola da vez no turismo não só do Nordeste, mas do Brasil. Estamos atravessando uma grave crise financeira no país. Mas credito isso ao trabalho visionário do prefeito Luciano Cartaxo que sabe que turismo é mais que belas praias. É também cultura e história e foi isso que ele fez resgatando e restaurando o Centro Histórico, além de incentivar o artesanato através do projeto Sereias da Penha. Também houve um amadurecimento de todo trade turístico de João Pessoa, que inegavelmente é o cartão postal da Paraíba” destacou.

De acordo com o diretor executivo da ABIH, Fernando Sousa, o levantamento foi realizado no dia 01 de dezembro. Dos 12 estabelecimentos consultados, 09 já estavam com sua ocupação em 100%. “Os números foram bastante positivos e a expectativa é que essa taxa de ocupação cresça ainda mais nas próximas semanas”, avaliou.

Atrações – A chegada de 2018 promete ser uma festa de muita alegria e comemoração para quem escolher passar a festa da virada em João Pessoa. O som eletrizante de Paulo Ricardo, principal atração, fará da alvorada do novo ano no Busto de Tamandaré uma data mais que especial. Para todos os gostos, a festa promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) contará ainda com o forró de Ranniery Gomes, o samba de Preto Netto e a música eletrônica da Dj Dany Andrade.

Orla – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) dá a sua porção de embelezamento aos cartões-postais do litoral com obras como a da revitalização da calçadinha de Tambaú, que trocou o antigo piso (quebrado em vários pontos e escorregadio), iluminou, sinalizou e facilitou a acessibilidade da extensão do Hotel Tambaú ao Largo da Gameleira. O letreiro iluminado “Eu Amo Jampa”, instalado no Busto de Tamandaré ao modo de outras capitais, deu um charme ao ponto de encontro, adornada também por uma mandala desenhada pelo artista plástico paraibano Flávio Tavares.

Centro Histórico – O Centro Histórico da cidade também reserva diversão, cultura e lazer. Parque da Lagoa Sólon de Lucena, Praça da Independência, Praça Antenor Navarro, Hotel Globo, Pavilhão do Chá, Casarão 34 e a Casa da Pólvora foram revitalizados pela PMJP e tornaram-se parada obrigatória para quem visita a Capital paraibana. Além disso, o prefeito Luciano Cartaxo criou o programa ‘AnimaCentro’, que visa permitir a manutenção de uma agenda de atividades artísticas para dar ainda mais vida a um conjunto de espaços históricos resgatados e revitalizados na região onde o município nasceu.

Unesco – Mais um dado que contribui para o turismo de João Pessoa é que recentemente a capital foi incluída na Rede das Cidades Criativas da Unesco (UCCN), em 31 de outubro deste ano, devido ao trabalho desenvolvido nas áreas de  artesanato e artes populares pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através do programa João Pessoa Artesã (JPA) em parceria com o Sebrae.

Apenas 180 cidades em todo o mundo compõem a Rede Mundial de Cidades Criativas divididas em sete categorias: design, artes midiáticas, gastronomia, cinema, literatura, música e artesanato e arte popular. Já no Brasil, apenas oito cidades estão na lista: Belém (Gastronomia), Paraty (Gastronomia), Florianópolis (Gastronomia), Curitiba (Design), Brasília (Desing), Salvador (música), Santos (Cinema) e João Pessoa, única cidade na categoria Artesanato e Arte Popular.

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