Imposto de Renda

Receita Federal divulgará regras e prazos da declaração de IR nesta quarta

A Receita Federal divulga na tarde desta quarta-feira (19/02/2020) as regras de entrega, prazos e funcionalidades do Programa da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2020.

Com base em anos anteriores, o prazo para acertar as contas com o Leão vai do início de março até o fim de abril.

Há pelo menos duas novidades previstas para este ano: a extinção da dedução do INSS de empregados domésticos e a obrigatoriedade de incluir informações sobre bens e aplicações financeiras.

Dedução de domésticos – O benefício pago por patrões de empregados domésticos não poderá ser descontado do Imposto de Renda, pois o governo federal não prorrogou a dedução prevista na Lei nº 11.324.

Diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos explica que o contribuinte que tem regularizado esse tipo de contratação deixa de se beneficiar de até R$ 1.251.

Ministério da Economia, por outro lado, estima arrecadar R$ 700 milhões com a mudança.

Bens e aplicações – Existe ainda a necessidade do contribuinte incluir informações complementares sobre alguns tipos de bens, como imóveis, veículos, aeronaves e embarcações.

Além desses bens, especialistas apontam que informações sobre a conta-corrente e aplicações financeiras também serão obrigatórias.

No ano passado, a Receita Federal não tinha cobrado compulsoriamente a declaração dessas informações.

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O