Cidades

Prefeito entrega Praça de Alimentação do Mercado da Torre e destaca comodidade para usuários

prefeito-TorreNa manhã desta terça-feira (24), o prefeito Luciano Cartaxo entregou a terceira etapa do equipamento que compreende toda a Praça de Alimentação do Mercado e tomou café junto com os comerciantes que foram contemplados com a reforma.

“O Mercado da Torre é um símbolo não só para os moradores deste bairro, mas para qualquer pessoense, e nós estamos transformando este símbolo em algo ainda melhor, com mais comodidade, segurança e limpeza para comerciantes e clientes que frequentam o espaço”, destacou o prefeito.

No total, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está investindo mais de R$ 9,4 milhões para transformar Mercado Joaquim Torres em um espaço mais confortável e higiênico para clientes e comerciantes. Só nesta etapa, cerca de R$ 1,5 milhão foram investidos na reforma da Praça da Alimentação, que ganhou 33 novos boxes, além de ganhar novas mesas e cadeiras e mudar o paisagismo do local. Outros 10 boxes de produtos diversos também foram reformados.

Para a comerciante Lucineide Paiva, que trabalha no Mercado há 15 anos, a reforma vai atrair novos clientes e deixar os antigos ainda mais satisfeitos. “Aqui no Mercado sempre tem gente tomando café ou almoçando, mas é sempre o mesmo público, agora com essa reforma a gente espera que outras pessoas também possam frequentar o espaço e virar cliente”, contou.

Claudenice da Silva veio conhecer a nova Praça de Alimentação e gostou do que viu. “Ficou muito melhor do que eu esperava. Um ambiente agradável, limpo e que dá gosto de comprar”, elogiou a funcionária pública.

A quarta e última etapa das obras compreende o setor de frutas e verduras e já começou a ser reformada no mês passado. A previsão para a entrega é até março de 2016.

Sorteio – A distribuição dos boxes foi estabelecida por meio de um sorteio prévio para determinar onde cada comerciante ficará instalado na nova Praça de Alimentação do Mercado. De acordo com secretário de Desenvolvimento Urbano, Hildevânio Macedo, o sorteio é uma forma de garantir aos comerciantes uma distribuição justa, sem privilégios. “Além da participação de todos os envolvidos, nós também exigimos a documentação em dia e que todos estejam devidamente cadastrados junto à Sedurb”, ressaltou.

Outras etapas – O Mercado Joaquim Torres é um dos mais tradicionais da Capital e está sendo totalmente reformado. Ao todo, já foram entregues duas etapas, contemplando a restauração da parte interna e externa da unidade, desde a cobertura, piso, drenagem, rede de esgoto, parte hidráulica e elétrica, além de vagas para estacionamento e área para carga e descarga.

Ainda em 2013, o prefeito Luciano Cartaxo inaugurou a primeira etapa da reforma. Na ocasião, foram entregues à população a primeira parte do bloco D e o bloco E, que comportam 67 boxes destinados à venda de carnes, peixes, frios, laticínios e cereais. Já a segunda etapa, foi entregue no ano passado e contemplou todo o pavilhão central do mercado, além de 49 boxes dos blocos C e D, onde estão localizados os setores de cereais, rações e especialidades diversas. O setor precisou ser totalmente demolido e reconstruído, passando a atender todas as normas da Vigilância Sanitária.

Fundação – O Mercado da Torre foi fundado em 30 de novembro de 1962 e nunca havia passado por qualquer reforma.  O local possui área total de cinco mil metros quadrados e, com a finalização das obras, terá estrutura para atender 240 comerciantes..
Redação com Assessoria

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O