Notícias

PMJP entrega UTI Pediátrica do Hospital do Valentina com 10 leitos

Com o intuito de ampliar o atendimento da criança e do adolescente na rede de saúde, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entrega nesta segunda-feira (22) a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital Municipal Valentina (HMV). A entrega será feita pelo prefeito Luciano Cartaxo, a partir das 9h.

Com um investimento total de R$ 862 mil, a UTI infantil do hospital é composta por 10 leitos, com aparelhos de última geração e oferecerá atendimento qualificado aos usuários da primeira macrorregião, que compreende a região metropolitana de João pessoa e mais 60 municípios.

A secretária de Saúde, Mônica Rocha, destaca a importância do investimento na nova estrutura para população. “É de grande importância para a população a entrega dessa UTI Pediátrica, uma vez que será ofertado o cuidado integral às crianças através dos profissionais que irão trabalhar com equipamentos modernos, proporcionando atendimento diferenciado”, ressaltou.

A UTI infantil terá uma equipe multiprofissional, formada por médicos intensivistas pediátricos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, bioquímicos, odontólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e condutor de ambulância. Todos os profissionais que compõem a equipe da unidade passaram por um treinamento especializado para utilização dos equipamentos que disponibilizam de tecnologia de ponta.

Serão atendidas crianças a partir de 28 dias de vida e adolescentes até 15 anos 11 meses e 29 dias, portadores de patologias graves, instáveis e potencialmente fatais. Os recém-nascidos continuam sendo atendidos no Instituto Cândida Vargas (ICV), também da rede municipal de saúde.

De acordo com a diretora do HMV, Carmem Gadelha, a estruturação da rede de pediatria demandava a necessidade de mais 10 leitos, uma lacuna que vinha sendo observada desde 2011. “Estamos entregando agora uma estrutura completamente moderna, onde serão atendidas crianças com patologias respiratórias, metabólicas, gastrointestinas, infecciosas e neurológicas, que não podiam ser atendidas na enfermaria porque requerem monitoramentos e cuidados intensivos”, enfatizou.

Para alta ou transferência da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), as crianças e adolescentes devem atender as seguintes condições: estabilidade hemodinâmica; função respiratória estável; suporte intravenoso de inotrópicos não necessários, estabilidade neurológica sem convulsões; eventuais doenças pulmonares crônicas controladas e passíveis de serem tratadas em outras unidades ou até mesmo em casa.

Ainda de acordo com Carmem Gadelha, a UTI pediátrica marca um novo tempo na era do hospital, que passa a ser agora exclusivo da criança e do adolescente. “A procura por tratamento para a idade era muito grande. Estamos suprindo uma necessidade da população”.

A diretora esclarece ainda que os adultos antes atendidos na unidade serão encaminhados para a nova UPA ou para um dos serviços da rede municipal de saúde, que ficam próximo ao HMV. “Dessa forma não há prejuízo para ninguém, uma vez que a unidade está localizada próximo ao Hospital e os médicos que atendiam adultos aqui estão fazendo os atendimentos normalmente lá”, enfatizou.

UPA Célio Pires de Sá – A Unidade de Pronto Atendimento Célio Pires de Sá, situada no bairro Valentina Figueiredo, foi inaugurada no dia 21 de agosto e conta com uma equipe de 300 servidores, dentre eles médicos (clínicos gerais, ortopedistas e pediatras), enfermeiros, assistentes sociais e etc.

A unidade funciona 24 horas por dia, durante toda a semana, sendo disponibilizados 14 leitos – nove para observação, três para emergência e dois para isolamento. A UPA também é composta por seis consultórios, sala de medicação, serviço de raio-X, laboratório de coletas, sala de gesso, farmácia e uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de outros setores.

Redação com Assessoria

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O