Meio Ambiente

PMJP e UFPB assinam Termo de Cooperação Técnica

Nesta segunda-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), assinam, às 9h, um Termo de Cooperação Técnica para a relocação do Horto Municipal, localizado no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), que passará a ser um espaço conveniado com a unidade de ensino. A atividade integra o Junho Verde, uma programação desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) voltada para a conscientização sobre a preservação do meio ambiente na Capital.

A Diretoria de Paisagismo (Dipai) da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da PMJP desenvolveu um projeto para adequar os espaços cedidos e viabilizar a produção de mudas herbáceas, arbustivas, arbóreas e palmeiras, como também a produção de mudas medicinais. As mudas serão cultivadas nessa área para serem destinadas posteriormente às praças e logradouros da Capital. Um percentual também será repassado para a UFPB.

O Horto será instalado numa área de aproximadamente seis hectares dentro do Núcleo de Processamento de Alimentos (Nupa), no campus I. Nessa área de dois galpões destinada pela universidade, será construído um viveiro para a produção das mudas, além de banheiros, vestiários para funcionários, refeitórios para os jardineiros, almoxarifado, copa, administração, salas para as oficinas, sala técnica, diretoria e salas de reuniões.

Através do Horto Municipal, a Prefeitura da Capital busca auxiliar na recomposição de matas ciliares, encostas e margens de rios. A intenção é trabalhar com cerca de 85 espécies de mudas variadas. Através do termo de cooperação, a PMJP também poderá utilizar de toda a área do campus I para coleta de sementes de árvores nativas para reproduzi-las.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O