Esportes

Pezão afirma que saúde melhorou após proibição do TRT no MMA

Antônio Pezão era só sorrisos no evento de divulgação do UFC Brasília em São Paulo na terça-feira… Até que os jornalistas o questionaram sobre o exame antidoping no qual foi flagrado com níveis elevados de testosterona, após sua última luta, contra Mark Hunt, em dezembro do ano passado. O lutador brasileiro tinha sido autorizado a fazer uso da polêmica terapia de reposição (TRT), mas, por um erro na dosagem, acabou pego no teste. Em fevereiro, a Comissão Atlética do Estado de Nevada baniu as isenções para uso de testosterona sintética, medida que foi adotada também pela Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA).

antoniopezao-russio

 

Pezão, que sofre de uma rara condição chamada acromegalia (liberação em excesso do GH, ou hormônio do crescimento), voltou a argumentar que realmente precisava do tratamento, mas, por outro lado, admitiu que sua saúde até melhorou após parar de usar o TRT.

– Eu nunca tinha feito uso de TRT até a luta contra o Mark Hunt, foi a primeira vez que eu fiz a solicitação. Em 2006 eu fiz uma cirurgia, e depois fiz grandes lutas. Foram oito anos. Infelizmente, não tive um grande sucesso com o TRT, não foi da forma que eu esperava, mas vou trabalhar da mesma forma, suplementando com alimentação. Seria bom se eu pudesse fazer o TRT, porque meu caso não envolve vaidade, idade ou uso de anabolizantes no passado. Eu fui clinicamente testado e foi comprovado que eu tenho um distúrbio na hipófise que acelera a produção de GH e diminui a testosterona. Mas agora não adianta mais falar. Não pode, e vamos lutar sem o tratamento. Minha saúde, para falar a vedade, melhorou. Muita gente toma GH para estar bem na luta. O meu GH já é alto naturalmente, e isso faz a minha recuperação de lesões ser mais rápida. Meu problema vai me afetar aos 50, 60 anos. Hoje é até bom – disse o lutador.

Por outro lado, Pezão ainda não superou completamente a mágoa com Márcio Tannure, diretor médico da CABMMA, a quem acusou de ser responsável por ter tomado a dosagem errada de testosterona na semana da luta contra Hunt. Ele lançou muitas farpas via internet na direção do médico, mas diminuiu o volume das reclamações nos últimos meses.

– Tannure para mim é página virada. Se eu o vir hoje, é como se eu nunca tivesse conhecido. Não quero o mal dele, mas não tenho o carinho que eu tinha. O importante é pensar daqui para frente. Aconteceu muita coisa que me revoltou e me deixou muito chateado. Mas agora eu vou pensar só no Arlovski. Meus pais me ensinaram que aqui se faz, aqui se paga. Não é em outro mundo nem em outra vida. É aqui. Cada um vai viver sua vida, mas tenho certeza que eu não errei. Não penso em processá-lo, não fui autorizado a fazer isso – comentou.

UFC: Pezão x Arlovski
13 de setembro, em Brasília (DF)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Antônio Pezão x Andrei Arlovski
Peso-leve: Gleison Tibau x Piotr Hallmann
Peso-leve: Léo Santos x Lukasz Sajewski
Peso-meio-médio: Serginho Moraes x Santiago Ponzinibbio
Peso-galo: Iuri Marajó x Russell Doane
Peso-galo: Jéssica Andrade x Valerie Letourneau
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Godofredo Pepey x Dashon Johnson
Peso-meio-médio: Igor Araújo x George Sullivan
Peso-leve: Francisco Massaranduba x Efrain Escudero
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Sean Spencer
Peso-galo: Rani Yahya x Johnny Bedford

Globo Esporte

Mais popular