Parabéns

Cidade de João Pessoa! 432 anos.

Neste sábado (5), a cidade “onde o sol nasce primeiro” comemora 432 anos de história e conquistas. João Pessoa é a terceira capital mais antiga do país e tem no turismo uma das suas principais fontes de renda. A explicação para a procura é fácil: história, cultura, gastronomia, praias calmas e agitadas estão lado a lado para agradar os mais exigentes visitantes.

Nossa Senhora das Neves. Este foi o primeiro nome da cidade de João Pessoa. Como se pode perceber, a ligação da Capital paraibana com a religião vem desde o seu “nascimento”. Em sua história, a terceira cidade mais antiga do país já passou por vários períodos, e uma coisa que sempre esteve presente em todo este tempo foi a fé, tanto dos seus moradores, quanto dos conquistadores.

Assim como o restante do Brasil, João Pessoa tem ligação com a religião desde sua “descoberta”. Com a chegada dos portugueses, os jesuítas tiveram uma influência direta na região, com a ideia de implementar o catolicismo. Porém, de acordo com o professor e um dos fundadores do curso de Ciência das Religiões, da UFPB, Severino Celestino, essa catequização não foi tão simples quanto se esperava.

João Pessoa é uma das que oferece melhor qualidade de vida da Região Nordeste. Sob um clima predominantemente tropical, o sol nasce primeiro do que em todos os outros lugares das Américas. A dica então é visitar o Farol do Cabo Branco e acordar cedinho para aproveitar o máximo das praias do local. Como o astro-rei se põe mais cedo lá também, anote na agenda: a Praia do Jacaré aplaude o grande espetáculo da natureza junto com uma execução do Bolero de Ravel.

A tranquilidade também é marca registrada. Um roteiro imperdível são as piscinas naturais de Picãozinho, repletas de peixes coloridos. Já o centro histórico de João Pessoa convida a todos para um belo passeio por suas construções dos tempos do Brasil-colônia e arte barroca datadas do século 16. São 14 museus e oito teatros que levam ao turista um pouco mais sobre a história da região e do país.

Culinária é outro ponto forte da cidade. João Pessoa tem no cardápio pratos com frutos do mar e do sertão. São receitas à base de carne-de-sol e de bode, arroz de leite, feijão-de-corda e manteiga de garrafa, que se revezam com a peixada, o caranguejo e o camarão. Tudo, é claro, com muita macaxeira e água de coco. Para a sobremesa? Dá-lhe rapadura!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O