Brasileirão Série A

Números do Grêmio impressionam e sustentam “melhor futebol do Brasil”

A vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense na noite de quinta-feira, no Maracanã, manteve o Grêmio no topo da tabela do Brasileirão. Na cola do líder Corinthians, com 18 pontos, a equipe de Renato Portaluppi é rotulada por muitos, inclusive pelo próprio treinador, como aquela que possui o “melhor futebol do Brasil”. A arrancada fulminante na competição faz gaúchos e paulistas desgarrarem dos adversários. E a fase do Tricolor pode ser explicada por uma série de números que impressionam.

O que esperar de Renato após mais uma vitória fora de casa? Elogios rasgados ao time, quem sabe? Claro que o treinador tratou de avaliar bem o rendimento contra o Fluminense. Mas apontou necessidade de corrigir erros dos jogadores em campo e não vê este como o máximo rendimento da equipe.

– Tem muito o que evoluir, nunca chega no máximo. Vi alguns defeitos. É um papo que tenho com o grupo. Corrigimos nos vídeos para a cada partida se apresentar melhor. Temos muito pela frente ainda, sabemos que melhoramos muito em muitos itens, mas temos que continuar trabalhando, acertando na hora do vídeo, para sempre ter mais acertos que erros. É um dos segredos. Humildade e trabalhar. Não é porque vencemos que achamos que está tudo bem. Tivemos algumas falhas, erramos, mas é papo meu com eles – disse Renato.

Mas o fato é que o Grêmio, por conta do desempenho, acumula uma série de números de impressionar.

PODER DE FOGO

O Grêmio tem o melhor ataque do Brasileirão, com 18 gols marcados, com folga de quatro sobre o Corinthians, segundo colocado no quesito. A média na competição é de incríveis 2,5 gols por partida. Se o número for ampliado para o ano, também se mantém alto: são 65 gols marcados em 33 partidas – média de 1,97.

O número cresce em importância se aliado ao desempenho defensivo. São sete gols sofridos em sete jogos pelo Campeonato Brasileiro. Logo, leva um gol a cada vez que entra em campo. Mantidas as médias, na teoria, o Grêmio entra nas partidas sempre próximo da vitória.

APROVEITAMENTO FORA

O 2 a 0 sobre o Fluminense ocorreu em pleno Maracanã. E tem sido praxe no Brasileirão. O Grêmio viaja para enfrentar o rival, mas não se sente muito constrangido em jogar fora da Arena. São três vitórias em quatro jogos como visitante, sendo a derrota por 4 a 3 para o Sport com uma equipe toda reserva. O aproveitamento na casa dos 75% é um dos segredos para a boa arrancada no Brasileirão. Renato, inclusive, citou que o Grêmio não se “acovarda” ao sair de Porto Alegre.

ARRANCADA HISTÓRICA

O Grêmio hoje acumula 85% de aproveitamento no Brasileirão. O número só não é mais histórico porque há o Corinthians de Fábio Carille com um maior ainda – 90%. De qualquer maneira, as primeiras sete rodadas são as melhores da história gremista na era dos pontos corridos, desde 2003. Mais um ponto para Renato.

GEROMEL ZERADO

São sete gols sofridos dentro do Brasileirão. O número até não é dos mais baixos, há vários rivais com menos. O que chama atenção é que todos estes gols ocorreram quando Pedro Geromel não estava em campo. O zagueiro ficou fora da vitória por 6 a 3 sobre a Chapecoense, gripado, e deu lugar a Rafael Thyere. Na derrota para o Sport, quando os reservas atuaram, a linha defensiva teve três zagueiros: Thyere, Bruno Rodrigo e Bressan.

“LA DÉCIMA” (VITÓRIA)

O momento gremista é muito bom. Com a equipe titular, o Grêmio engatou nove vitórias consecutivas. Entre estes jogos, claro, há a derrota para o Sport. Mas se tratava do time reserva. Assim, já está há mais de um mês sem saber o que é perder. A última com os titulares foi para o Deportes Iquique, dia 3 de maio, pela Libertadores, no Chile. Neste período, marcou 24 gols e sofreu apenas quatro.

G1

Mais popular