Educação/Cultura

Número de estagiários cresce em 2015 na Paraíba, aponta dado do IEL

estagio2-foto-shutterstock-portal-amazonia-405O número de estagiários na Paraíba cresceu quase 20% nos cinco primeiros meses de 2015 em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), de janeiro a maio de 2014 foram contratados 1.732 estagiários, enquanto em 2015 o número atingiu 2.069 estudantes contratados no mesmo período.

A coordenadora de estágio do IEL, Wênia Torres, diz que as empresas paraibanas estão se mostrando mais abertas à inserção de estagiários. Ela alerta que apesar do contrato de estágio não ser regido pelas leis trabalhistas, há uma convenção que determina direitos e deveres para os dois lados envolvidos.

Wênia alerta que o estudante tem que ter seu termo de compromisso, tem direito a seguro de vida, que é um seguro pessoal. A carga horária está definida dentro dos seus limites de escolaridade. A duração e as atividades também estão definidas e precisam estar relacionadas ao curso. A”s empresas têm que disponibilizar um espaço que seja acessível a esse desenvolvimento, assim como um supervisor e o pagamento de bolsas”, detalhou.

O especialista em gestão de estratégica de pessoas, Martins Silva, explica que a principal dica para os estagiários é ter bom senso no uso de redes sociais durante o trabalho e perceber o ambiente da empresa. “O estagiário precisa perceber onde ele está chegando, o que a empresa preza, se é qualidade, pontualidade, os valores e culturas organizacionais”, destaca.

G1

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O