Cidades

Na Paraíba, 90% das cidades estão em situação de emergência por conta da seca

seca pbQuase 90% dos 223 municípios do Paraíba estão em situação de emergência por causa da seca. O Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (04) trouxe a publicação de um decreto do governador Ricardo Coutinho (PSB) que coloca mais 27 cidades paraibanas e no dia 15 de outubro, o Estado havia mantido o alerta para outros 170 municípios. Com a nova inclusão, 197 cidades integram a lista de atingidas pelo forte período de estiagem.

Foram incluídas na lista de municípios afetados pela seca: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Araçagi, Areia, Belém, Caldas Brandão, Capim, Cuité de Mamanguape, Duas Estradas, Juarez Távora, Guarabira, Gurinhém, Lagoa de Dentro, Mamanguape, Matinhas, Mulungú, Pilar, Pilões, Pirpirituba, Pedro Régis, Rio Tinto, São José dos Ramos, São Miguel de Taipú, Serra da Raiz, Serra Redonda, Sertãozinho e Sobrado.

No decreto publicado nesta quarta, a gestão estadual explica que levou em consideração os prejuízos causados pela estiagem nas regiões, tais quais: danos à subsistência e saúde da população; prejuízos às atividades produtivas, sobretudo agricultura e pecuária e prejuízos na recarga dos mananciais. A publicação ressalta ainda que “compete ao Estado restabelecer a situação de normalidade e preservar o bem estar da população”, ao decretar a situação de emergência.

Ainda conforme o texto assinado pelo governador Ricardo Coutinho, a situação de emergência decretada para os 27 municípios é válida por um período de 180 dias. Como forma de combater os efeitos da estiagem nas regiões, o documento autoriza a “abertura de crédito extraordinário e convocação de voluntários para reforço das ações de resposta ao desastre natural”.

 

Click PB

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O