Notícias

Luiz Couto diz que Mais Médicos atendeu 63 milhões de brasileiros

MOQOF6Q-1O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) elogiou em pronunciamento no plenário os dois anos da implementação do Programa Mais Médicos, comemorados no último dia 8 de julho e que, de acordo com ele, é importante para a saúde pública do País. “Criado para levar médicos a regiões mais carentes do Brasil, o programa atualmente garante assistência à saúde de 63 milhões de pessoas. São dois anos de alegria ao povo brasileiro”, afirmou o petista.
Luiz Couto acrescentou que “além de levar médicos para Unidades Básicas de Saúde do interior e periferias das grandes cidades, onde havia dificuldades em atendimentos básicos de saúde, o programa também desenvolve medidas de caráter permanente, em conjunto com o Ministério da Educação, para ampliar a oferta de vagas de graduação em Medicina e universalizar a residência médica, que vai garantir, gradualmente, cada vez mais médicos e especialistas atuando no País”.
Como deputado paraibano e entusiasta do programa, Luiz Couto disse que desde sua criação, a Paraíba já foi contemplada com mais de 400 profissionais atuantes pelos interiores e regiões de difíceis acesso. “O programa tem sido de fundamental importância para o Estado. Em muitos municípios, onde existia uma grande dificuldade em encontrar médicos, hoje, graças ao Mais Médicos, não há mais este desespero. Não só na Paraíba, mas em todos os estados brasileiros, o programa foi uma questão de fundamental importância para assistência às famílias”.
Segundo Luiz Couto, o “Mais Médicos” fez a revolução necessária para enfrentar os problemas da saúde pública na Paraíba e nos demais estados brasileiros. “Sei que há evidências que ainda precisam ser melhoradas gradativamente. Mas, este programa criado pela Presidente Dilma Rousseff salvou muitas vidas na Paraíba, no Nordeste e no Brasil”.
O Mais Médicos é uma das ações do Ministério da Saúde para promover a melhoria do atendimento da Atenção Básica, na qual estão inseridos os postos de saúde e as equipes do saúde da família. De acordo com o ministério, a Atenção Básica é capaz de resolver 80% dos problemas de saúde da população sem necessidade de encaminhamento a hospitais.
Uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde apontou que 93% dos médicos brasileiros estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a participação no programa. O levantamento foi feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Ao todo, foram realizadas 391 entrevistas nas cinco regiões do País com médicos do programa, no período de 17 a 23 de novembro de 2014.
Pela pesquisa, 90% dos profissionais com CRM Brasil responderam que indicariam a participação para outros médicos. O contentamento com a supervisão também foi alto. Os médicos deram, em média, nota 9,3 para seu relacionamento com o supervisor. O interesse desses profissionais se refletiu na seleção para o programa este ano.
Do total de 4.139 oportunidades apresentadas nos editais de 2015 (em 1.289 municípios e 12 DSEI), 3.752 foram ocupadas por médicos com CRM Brasil. Para ocupar as vagas restantes, foram selecionados outros 387 médicos brasileiros que se formaram no Exterior. Eles já começaram a trabalhar em 238 municípios e 10 distritos indígenas esta semana.
Redação com ParlamentoPB

Mais popular