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João Pessoa receberá R$ 396 mil para melhoria do atendimento odontológico

dentistaA população da João Pessoa será beneficiada com a melhoria do atendimento especializado em saúde bucal. O Ministério da Saúde destinou R$ 396 mil anuais para os quatros Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) existentes na Capital. Essa é mais uma conquista da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com o Governo Federal visando à qualidade dos serviços oferecidos à população.

Em João Pessoa, o serviço é oferecido através do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) localizado no bairro do Cristo Redentor e no bairro Mangabeira I. Ambos receberão R$ 59.400 anuais cada, totalizando R$ 108.800. Existem ainda os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) localizados em Jaguaribe e no bairro Torre. Esses receberão R$ 135.600 anuais, o que, juntos, representa um investimento de R$ 277.200 anuais.

Para a secretária de Saúde do município, Mônica Rocha, a conquista desses recursos é de grande importância. “Esses investimentos vem somar com a oferta da atenção básica à saúde complementando o cuidado integral da saúde bucal. O objetivo é que a população tenha cada vez menos perdas dentárias precoce, problemas periodotais e processos infecciosos. Destaco ainda que oferecemos um serviço especial para pessoas com deficiência, com consultórios adaptados”, ressaltou.

Já o coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, destacou que esse processo de certificação é um grande avanço para um País que só foi ter política pública de saúde bucal após a criação do programa Brasil Sorridente, em 2004. “Antes, quem precisasse de atendimento especializado tinha que procurar a iniciativa privada. Agora, além de termos saído de zero para 1.037 CEO em 11 anos, estamos avaliando a qualidade dos serviços oferecidos à população, premiando com mais recursos os estabelecimentos que se destacam”, avaliou.

O incentivo faz parte das iniciativas de modernização da gestão da saúde que vêm sendo promovidas pelo Governo Federal, com adoção de novos padrões e indicadores de qualidade que avaliam infraestrutura, manutenção, equipamentos, organização do serviço, qualidade do atendimento e cuidado aos usuários.

Portal S1

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