Educação/Cultura

Inventos de Robótica de escolas de João Pessoa são destaques na 1ª Expotec

expotex_corneliofelepe-075-93Os inventos de robótica de escolas da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) são destaques entre os 70 expositores da 1ª edição da Expotec, Feira Tecnológica montada no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima. Na abertura do evento ao público, na tarde desta quarta feira (27), o estande do governo municiapl, que conta com exposições de quatro secretarias, foi um dos mais visitados.

O grande destaque ficou por conta do trio de forró pé de serra, composto por robôs criados por alunos da Escola Municipal Duque de Caxias, que no ano passado ficou com o primeiro lugar na Amostra Nacional de Robótica. Ao som da música Asa Branca, de Luiz Gonzaga, as pequenas invenções encantaram o público durante a exposição da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

“Fiquei impressionado como nível de tecnologia apresentado pelos robôs”, disse Marcelo Tadeu, que estava acompanhado dos dois filhos. A pequena Marcele Barbosa, de 8 anos, não perdeu tempo e participou manuseando um dos robôs. “Não esperava que iria encontrar um brinquedo como esse. Uma maravilha”, disse a menina.

Outras secretarias – Outra atração que pode ser visitada no estande da Prefeitura de João Pessoa é a Estação Digital, da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). Um ônibus, que conta com 11 computadores e educadores para prestar atendimento ao público sobre noções de informática, além de serviço de internet gratuito.

Durante todo o evento os principais pontos turísticos da Capital paraibana estarão sendo expostos ao público pela Secretaria de Turismo (Setur). O público tem acesso a um mapa com informações sobre locais importantes da cidade e uma revista sobre a gastronomia e a cultura pessoense.

Já a Secretaria de Transparência Pública (Setransp) disponibiliza folhetos e revistas informativas sobre atualidades da gestão. Neles, o público pode conhecer serviços como o Portal da Transparência, Ouvidoria e o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

Evento – A Expotec ficará aberta ao público até o próximo sábado (30), no horário das 8h ás 20h. O evento contará com a presença do diretor executivo da Linux International, Jon Maddog Hall; do criador da Free Software Foundation, Richard Matthew Stallman; o fundador e conselheiro da Fundação Software Livre América Latina, Alexandre Oliva; o secretário executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Hartmut Glaser e vários outros importantes nomes nas áreas da engenharia, tecnologia e ativismo digital.

Redação com PMJP.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O