Educação/Cultura

Inscrições para processo seletivo de cursos do IFPB terminam nesta sexta

ifpbEncerra-se nesta sexta-feira (2) o prazo de inscrição para o processo seletivo das 3.660 vagas dos cursos técnicos e profissionalizantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O campus com o maior número de vagas disponíveis é o de Campina Grande, com 510 oportunidades, entre os cursos de mineração, informática, petróleo e gás e manutenção e suporte em informática.

Para se inscrever, é necessário que o candidato esteja no nono ano do ensino fundamental, ou já tenha concluído o ensino médio. As inscrições podem ser feitas presencialmente ou através do site da instituição, e a taxa custa R$ 50 para quem vai fazer o ensino integrado e R$ 40 para quem é subsequente.

No total, o IFPB oferta vagas nos 15 campi da instituição, em todas as regiões da Paraíba. As provas estão previstas para acontecer no dia 8 de novembro. A prova para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio constará de um único teste que avaliará conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática em nível de ensino médio. Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio o teste será de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História em nível de ensino fundamental.

Metade das vagas ofertadas por curso, turno e campus são destinadas para candidatos egressos de escolas públicas. O IFPB reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência. Em Sousa, há reserva de 20% das vagas para quem vive em assentamentos da reforma agrária.

Alguns cursos estão sendo oferecidos pela primeira vez como experimental em náutica.
Outros já existiam na modalidade superior como automação industrial, que agora surge na opção técnico, e também o curso de segurança do trabalho que também existe na modalidade de Educação a Distância e agora é oferecido como presencial em Patos. Outro curso novo é cuidados de idosos, comumente ofertado como qualificação.

Os demais cursos ofertados são meio ambiente, recursos pesqueiros, transporte aquaviário, pesca, edificações, eletromecânica, informática, manutenção e suporte em informática, mineração, petróleo e gás, contabilidade, eletrônica, eletrotécnica, equipamentos biomédicos, mecânica, secretariado, instrumento musical, controle ambiental, geologia, agropecuária e agroindústria.

Redação com G1

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O