Notícias

Igreja matriz de Cruz do Espírito Santo passa por restauração

A imponente Matriz do município de Cruz do Espírito Santo, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, na Paraíba passa por reforma e restauração na sua estrutura e preservação da sua arquitetura, como um dos equipamentos mais importantes do turismo religioso no Estado.

Para o prefeito Pedro Gomes, Pedrito (PSD) a sua gestão não poderia deixar de colaborar com as obras na Matriz por se tratar do cartão postal do seu município e ser um lugar sagrado e referenciado por toda população. O gestor disse ainda que toda e qualquer ação de interesse coletivo é um dever da administração participar.

A Igreja é comandada pelo Padre Cícero Salvador e está sendo preparada para a Festa do Divino, padroeiro do município que acontece dia 05 de junho e irá contar com vasta programação religiosa e social.

Sobre a Matriz

A pedra fundamental da Matriz de Cruz do Espírito Santo foi lançado a 2 fevereiro de 1884, pelo padre Firmino Herculano de Figueiredo, vigário de Santa Rita. Esteve presente a banda marcial do corpo de polícia. A bênção da primeira tesoura foi a 18 de abril de 1885. Foram paraninfas dona Córdula Fernandes de Carvalho (mãe de Augusto dos Anjos) e dona Maria Cavalcanti Vasconcelos (esposa do major Ursulino).

Sobre a Paróquia

A Paróquia de Cruz do Espírito Santo foi criada no dia 3 de janeiro de 1904, desmembrada de São Miguel de Itaipu. Seu primeiro vigário foi o Cônego José João Pessoa da Costa. Antes, a atual Matriz e demais capelas – geralmente nos engenhos, eram periodicamente assistidas pelos padres visitantes, conforme atestam os livros de registro da Paróquia de Santa Rita e, possivelmente os de São Miguel de Itaipu. Foi o Cônego João Pessoa da Costa, de saudosa memória e grande pastor
dessa terra que, por cerca de meio século, conduziu os destinos da comunidade cristã até 1964. Com o seu falecimento, a paróquia passou a ter a assistência dos seguintes sacerdotes: Pe. Paulo Koelen, Pe. Aluisio Ferreira dos Santos, Pe. Ricardo Romonelli, Pe. Hildebrando Santana, Pe. Moisés Miranda, Pe. Piercalo Mazza, Pe. Giuseppe Laera e Pe. José Diácono de Macedo.

Mais popular