Tecnologia

HackFest 2017: Câmara apoia realização de evento que une tecnologia, transparência e cidadania

Realizado pelo Ministério Público da Paraíba, festival irá acontecer entre os dias 9 e 12 de junho no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Em sua terceira edição, o Hackfest contra a Corrupção volta a abordar a cidadania digital através de uma programação que contempla tecnologia e transparência nos dias 9, 10 e 11 de junho, nas dependências do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

Idealizado pelo Ministério Público da Paraíba, através de seu Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional (NGCSI), a chamada “Maratona Hacker de Programação” pretende, por meio do desenvolvimento de soluções tecnológicas, envolver a sociedade no combate à corrupção.

O promotor de justiça Octávio Paulo Neto, um dos organizadores do evento, esteve nesta terça-feira (16) na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Em um encontro que reuniu o presidente da Casa, Marcos Vinícius (PSDB), os vereadores Bispo José Luíz (PRB), Helton Renê (PCdoB) e Bosquinho (PSC) e diretores do Legislativo pessoense, o promotor encontrou uma receptividade entusiasmada por parte da CMJP.

Octávio Paulo Neto explicou as diretrizes do Hackfest, ressaltou a caracaterística do evento, que é traçar um painel de como a tecnologia impacta a vida do cidadão nos tempos atuais e citou exemplos de aplicativos que foram desenvolvidos pelo festival, a exemplo de um app que fiscaliza a a qualidade da merenda escolar a partir dos próprios alunos.

O promotor lembrou que nomes como Martha Gabriel, especialista em marketing digital e Sílvio Meira, presidente do Conselho Porto Digital, no Recife (PE), estão na programação. O economista Gil Castelo Branco e o criador da Ficha Limpa, Márlon Reis (e coautor do app Mudamos, lançado pela CMJP agora em maio) estarão juntos em um painel sobre transparência, ao lado de Nicole Verillo, consultora do Programa Brasil da Transparência Internacional.

O presidente Marcos Vinícius elogiou a iniciativa e lembrou que a Câmara Municipal de João Pessoa está antenado com as novas tecnologias. “Recentemente, lançamos aqui na Câmara o aplicativo ‘Mudamos’ junto com o doutor Márlon Reis, numa iniciativa pioneira em todo país, e estamos trabalhando em outras ideias para fazer a tecnologia estreitar as relações entre o cidadão e a Câmara, utilizando caminhos como a cidadania e a transparência”, comentou.

As inscrições para o HackFest são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O