Notícias

Governo do Estado reforça ações de combate à dengue na Região Metropolitana da Capital

MosquitoO Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Ses), junto aos municípios da Região Metropolitana de João Pessoa (Conde, Santa Rita, Lucena, Alhandra, Bayeux e Cabedelo) promove uma série de ações com o objetivo de reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti. As atividades incluem visitas nos domicílios, palestras educativas nas unidades de saúde, escolas, além de inspeção e tratamento em locais de difícil acesso.

“Levando em consideração que o maior número de criadouros do mosquito está nas residências e é produzido pelo homem, a ideia é trazer a população para esta batalha de combater o mosquito e todo mundo permanecer atento, junto os setores de Vigilância dos seus municípios e também do Estado, pois o trabalho em parceria é uma excelente estratégia de combate ao mosquito”, disse a gerente executiva de Vigilância em Saúde, da Ses, Renata Nóbrega.

De acordo com a programação, em Santa Rita, as ações acontecem por meio do Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue; do fortalecimento da rotina de delimitação de focos, a partir da identificação de caso suspeito, em período não epidêmico e notificação de todo caso suspeito de dengue, incluindo no Sinan Online.

No município do Conde, as atividades ocorrem até esta sexta-feira (23), com palestras educativas em escolas estaduais e municipais e na Associação de Mituaçu. Em Bayeux, a programação foi encerrada nessa quinta-feira (22), por meio de palestras em cinco escolas municipais; em Alhandra, foram realizadas visitas nos domicílios junto com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE), nas áreas com maior índice de infestação; palestras educativas em todas as unidades de saúde e nas escolas, com a participação de pais e na Associação dos Trabalhadores Rurais e divulgação com carro de som. Em Lucena, foram promovidas ações educativas e mutirão dos agentes na busca de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.

No município de Cabedelo, durante todo o mês de outubro, o Corpo de Bombeiros vai identificar pontos de difícil acesso. Os bombeiros farão atividades de combate ao vetor, priorizando localidades com índice de infestação elevada.

Secom-PB

Mais popular