Notícias

Google compra fabricante de drones cobiçado pelo Facebook

aviaoO Google anunciou nesta segunda-feira um acordo para comprar a Titan Aerospace, uma startup que fabrica drones para grandes altitudes. De acordo com o jornal The Wall Street Journal, a empresa não informou o valor da aquisição da empresa. Em março deste ano, oFacebook negociava a compra da startup, mas pouco tempo depois comprou uma concorrente, a Ascenta, do Reino Unido.


A Titan Aerospace é uma startup baseada no Novo México, nos Estados Unidos, que possui cerca de 20 funcionários. A empresa continuará a ser liderada pelo atual CEO, Vern Raburn. De acordo com o Google, a empresa trabalhará em conjunto com a equipe do projeto Loon, que desenvolve balões para levar conexão de internet para regiões sem acesso on-line. A empresa também vai colaborar em projetos do Google de geração de energia.

De acordo com a Titan, os drones fabricados podem coletar dados em tempo real, como imagens em alta resolução da Terra, além de carregar sensores e oferecer serviços de voz e dados. Além de levar internet para regiões distantes, a empresa poderá utilizar os drones para melhorar outros serviços já oferecidos, como o Google Maps. Atualmente, a Titan fabrica dois modelos de drones, que utilizam baterias movidas a energia solar.

Com a compra da empresa, o Google tenta acelerar seus projetos de levar internet a pessoas que ainda não estão on-line e, com isso, estimular o uso de seus serviços, como busca, e-mail gratuito e serviço de mapas.

O Facebook tem planos similares por meio da iniciativa Internet.org, lançada em agosto do ano passado. A empresa de Mark Zuckerberg tenta levar internet a países carentes de infraestrutura, caso de nações na África e em algumas regiões da Ásia. Além disso, o Facebook oferece uma versão do serviço para celulares básicos e faz parcerias com operadoras para permitir o acesso gratuito à rede social pelo smartphone.

 

Mais popular