Mundo

Estudo estima nº de vítimas de possível ataque da Coreia do Norte

Um possível ataque nuclear da Coreia do Norte contra Seul e Tóquio deixaria 2,1 milhões de vítimas fatais, além de 7,7 milhões de feridos, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (4) no site da Universidade John Hopkins, situada em Baltimore, no Estado de Maryland, nos Estados Unidos.

O autor do estudo, Michael J. Zagurek Jr., fundamentou os seus cálculos sobre a premissa de que a Coreia do Norte possui 25 mísseis com carga nuclear em estado funcional e a hipótese de que as autoridades norte-coreanas decidam lançar todo o seu arsenal contra Seul e Tóquio, em resposta a um possível ataque contra o país. A potência das ogivas nucleares, segundo o estudioso, varia entre 15 e 250 quilotons.

O especialista publicou o estudo levando em conta as ameaças feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de recorrer à força militar contra a Coreia do Norte. Zagurek afirmou que qualquer ação militar dos Estados Unidos contra o país asiático aumenta os riscos de Pyongyang responder com um ataque nuclear contra a Coreia do Sul e o Japão, os principais aliados de Washington na região.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O