Cidades

Dom Aldo celebra missa dos Santos Óleos e Lava Pés nesta quinta na Catedral

domA Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa, é a igreja onde é realizada a programação oficial da Arquidiocese da Paraíba na Semana Santa e na Páscoa. Alguns eventos ocorrem em outras igrejas da Paróquia e nas ruas centrais de João Pessoa. Nesta quinta-feira, o arcebispo metropolitano de João Pessoa, Dom Aldo Pagotto, celebra duas importantes passagens da Semana Santa. A Missa dos Santos Óleos e o Lava Pés.

Santos Óleos – A Liturgia da Igreja privilegia três óleos, chamando-os de “Santos Óleos”: Óleo dos enfermos, Óleo dos catecúmenos e Óleo do Santo Crisma. Os dois primeiros Santos Óleos são abençoados e o terceiro, o Óleo Crismal, é consagrado na missa crismal que o Bispo celebra com todo o seu presbitério na 5ª feira santa pela manhã.

Os Santos Óleos, de modo particular o Santo Crisma, têm caráter sacramental. Antigamente, os Óleos eram guardados dentro de um pequeno sacrário, costume este que está voltando em muitas comunidades, como sinal de respeito.

As Bênçãos dos óleos são com finalidade sacramental, quer dizer, para uso no sacramento, devendo ser queimado logo em seguida. Não se benzem óleos pela rádio e nem mesmo nas missas para que as pessoas levem para as casas para ungir doentes, por exemplo.

Lava Pés  – O lava-pés é um rito litúrgico, realizado na Quinta Feira Santa, na missa da Ceia do Senhor. Jesus ao lavar os pés dos discípulos quer demonstrar seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de sua mensagem. “Eu vim para servir”.

O lava-pés era muito usado no tempo de Jesus e até mesmo antes do seu nascimento. Era um trabalho feito por escravos, que consistia em lavar os pés dos patrões da casa e de daqueles que chegavam de viagem.

Jesus, ao realizar este gesto, fez Pedro reagir diante de Jesus não querendo admitir, de modo algum, que o Mestre se rebaixasse como escravo diante dele. Jesus disse: “se eu não os lavar não terás parte comigo” (Jo 13,8).

Apesar de ter uma atitude humilde e submissa diante de Pedro, Jesus mantém sua autoridade. Ele fala seriamente palavras fortes que em uma linguagem simples significam: “se eu não posso lavar teus pés não serás mais meu amigo, meu discípulo. Não poderás entrar no meu reino e receber a minha herança”.

Confira a programação:

Tríduo Pascal

Dia 17 de abril (Quinta-feira Santa): Missa dos Santos Óleos às 8h e Missa do Lava-Pés às 17h. Em seguida: Adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 21h: Procissão do Silêncio, saindo da Catedral até a igreja do Carmo.

Dia 18 de abril (Sexta-feira Santa), às 9h: Via Sacra na Catedral. 12h: Ofício da Agonia. 15h: Celebração da Paixão, seguida da Procissão do Senhor Morto.

Dia 19 de abril (Sábado Santo), às 19h: Vigília Pascal, na Catedral.

Domingo de Páscoa

Dia 20 de abril: Santa Missa às 6h, 9h e às 18h, na Catedral. E às 19h15 no Colégio das Lourdinas.

Da redação 

Mais popular