Copa do Brasil

De volta ao Maracanã, Léo Moura sonha com jogo de despedida pelo Flamengo

A noite desta quarta-feira vai ser muito especial para o lateral-direito Leonardo Moura. Aos 41 anos, a atual estrela do Botafogo-PB vai ter a missão de conduzir o seu time numa partida para lá de complicada, contra o Fluminense, em pleno Maracanã, pela terceira fase da Copa do Brasil. Prestes a viver esse momento nostálgico, o jogador participou do programa Seleção SporTV dessa terça-feira. Na ocasião, confirmou que a sua intenção é de jogar futebol profissionalmente até o fim desta temporada. Contudo, antes de pendurar as chuteiras, ele quer vestir a camisa do Flamengo, onde jogou por 10 anos, para fazer um jogo de despedida. Léo Moura acredita no Botafogo-PB contra o Fluminense: “Temos time para sair com a classificação”

Em tom de brincadeira, o comentarista Carlos Eduardo Lino questionou se Leonardo Moura tinha a intenção de jogar mais 10 anos. Tudo isso pela longevidade do jogador. No entanto, o camisa 88 do Botafogo-PB garantiu que já tem data para pendurar as chuteiras de uma carreira vitoriosa.

– Não, 10 anos não. O projeto no Botafogo-PB é até o final do ano. O meu principal objetivo é jogar em alto nível até o fim de 2020 e, se Deus permitir, jogar uma última partida com a camisa do Flamengo no ano que vem. É um grande sonho que eu tenho. São 519 jogos pelo time. É especial – confirmou Léo Moura.

Pelo Rubro-Negro carioca, Léo Moura jogou 10 anos consecutivos, de 2005 até 2015. No clube, conquistou o Campeonato Brasileiro uma vez, o Campeonato Carioca em cinco oportunidades, além de duas Copas do Brasil. A última, inclusive, teve o lateral levantando a taça como capitão do Flamengo. Somado a tudo isso, o jogador está entre os 10 que mais vestiram a camisa do Fla. O desempenho pelo time carioca foi tão bom que o jogador chegou a ser convocado pela Seleção Brasileira, em 2008.

Lembrando que em 2015, quando deixou o Flamengo para jogar no Fort Lauderdale Strikers, dos Estados Unidos, Léo Moura teve um jogo de despedida pelo clube, realizado no Maracanã, contra o Nacional-URU, vencido pelo time carioca por 2 a 0. Agora, o lateral-direito deseja uma nova partida para abandonar de vez os gramados.

Capitão no último título da Copa do Brasil pelo clube, Léo Moura quer um jogo de despedida pelo Flamengo para poder se aposentar — Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo

Capitão no último título da Copa do Brasil pelo clube, Léo Moura quer um jogo de despedida pelo Flamengo para poder se aposentar — Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo

O tempo de Léo Moura no Flamengo passou, mas o jogador seguiu jogando em alto nível, foi campeão do Nordeste com o Santa Cruz, em 2016, e depois ainda conseguiu emplacar uma passagem no Grêmio, onde foi campeão gaúcho duas vezes, além de, é claro, a Libertadores de 2017. Antes de tudo isso, o jogador defendeu muitos clubes, como o próprio Fluminense, o São Paulo, o Palmeiras e o Botafogo.

Nesta temporada, Léo acertou com o Botafogo-PB para ajudar o clube num processo de estruturação. O grande sonho da equipe paraibana é conquistar o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, algo que bateu na trave em algumas oportunidades recentes.

Ao desembarcar na capital da Paraíba, Léo Moura foi recebido com festa e garantiu que, mesmo experiente, o aprendizado tem sido importante.

– Desde a minha chegada, o pessoal tem me escutado bastante. Tem me perguntado muita coisa. Eu acho que posso contribuir além do campo. Com a minha experiência, acho que tenho muito a contribuir com o Botafogo-PB. E o time tem bons nomes, tem Fred, zagueiro, que jogou no Goiás, no Grêmio. Tem também Rodrigo (Andrade), que é um meia já experiente, passou por muitos clubes – contou o lateral.

No Botafogo-PB, Léo Moura é a grande referência — Foto: Josemar Gonçalves / Botafogo-PB

No Botafogo-PB, Léo Moura é a grande referência — Foto: Josemar Gonçalves / Botafogo-PB

Nesta quarta-feira, às 19h15, Léo Moura vai ter o principal desafio desde que chegou ao Botafogo-PB, que vai ser encarar o Fluminense, no Maracanã, pela segunda fase da Copa do Brasil. Para fazer história logo nos primeiros meses de Belo, o jogador vai ter que derrotar o Tricolor em solo carioca. Somente assim que os paraibanos podem conseguir a vaga na terceira fase.

Pensando nisso, o camisa 88 revelou que deu dicas aos companheiros: nada de jogo reativo, precisa manter a postura para sair com a classificação.

– A expectativa é grande, voltar ao Maracanã. Disputa por classificação na Copa do Brasil. Eu estou muito empolgado. O time não veio a passeio. Com o projeto que o Botafogo-PB está botando em prática. Eu acho que a gente tem um time para vir jogar no Maracanã e sair com a classificação. É o que eu falei para os meus companheiros, a gente tem que vir e jogar. Não adianta vir e ficar se defendendo – concluiu.

Léo Moura vai fazer mais uma partida pela Copa do Brasil nesta quarta-feira, contra o Fluminense — Foto: Thais Magalhães/CBF

Léo Moura vai fazer mais uma partida pela Copa do Brasil nesta quarta-feira, contra o Fluminense — Foto: Thais Magalhães/CBF

Fluminense e Botafogo-PB se enfrentam às 19h15, no Maracanã. A partida vai ter transmissão do SporTV, com narração de Daniel Pereira e comentários de Henrique Fernandes.

G1

Mais popular