Copa do Mundo

Conheça Kolinda, presidente da Croácia

Primeira mulher a presidir a Croácia, Kolinda Grabar-Kitarovic, 50 anos, tem feito sucesso não pela posição que ocupa, mas por torcer por seu país como qualquer fã de futebol. Kolinda acompanhou todos os jogos da seleção croata nos estádios, sem protocolos oficiais. Durante as partidas, ela dispensa os camarotes e se senta na arquibancada. Também deixa de lado o terninho e veste a camisa quadriculada de seu time.

Esse jeito descontraído da presidente ganhou a simpatia do mundo. Desde que a Croácia começou a disputar a Copa do Mundo da Rússia, Kolinda se tornou uma das autoridades que mais atraem comentários nas redes sociais. Nem o presidente da Rússia, Vladmir Putin, chamou tanta atenção quanto Kolinda Grabar-Kitarovic.

A presidente de 4,1 milhões de habitantes tirou dias de folga — devidamente descontados de seu salário — para acompanhar algumas partidas da Croácia no Mundial. E, já que não viajou a trabalho, foi como a maioria dos torcedores estrangeiros: em um voo comercial.

Grande fã do esporte, a própria Kolinda compartilhou a imagem em que aparece no avião ao lado de vários torcedores, com a legenda: “Vamos para a vitória”. Ela estava a caminho de Nizhny Novgorod para assistir à partida entre Croácia e Dinamarca, em 1º de julho.

Na partida contra a Rússia, em Sochi, em 7 de julho, pelas quartas de final da competição, Kolinda foi identificada nas arquibancadas e levada para a tribuna de honra da Fifa. Após a vitória nos pênaltis contra a anfitrião, a presidente foi flagrada comemorando com jogadores e membros da comissão técnica aos pulos.

A Croácia é a grande surpresa da Copa do Mundo da Rússia. O time chega a uma final de Mundial pela primeira vez de sua história e disputa o título de campeã contra a seleção da França no domingo (15/7).

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O