Tech

Confira dicas para você “se apagar” da internet

Você já experimentou digitar seu nome no Google? Se nunca fez, poderá se surpreender com a quantidade de informação (muitas vezes pessoal) disponibilizada na internet. Desde blogs a fotos antigas, nomes publicados em editais online e dados pessoais como CPF e título de eleitor podem aparecer nas buscas.

Após o escândalo envolvendo o Facebook, que estava divulgando dados dos seus usuários para manipular eleições, é melhor ficar alerta para o que permanece online. Confira oito dicas de como fazer isso, disponibilizadas pela revista Galileu:

1. Acesse o JustDelete.Me – Acesse o site para ter acesso a links diretos com a opção de deletar contas, mas em alguns casos será impossível.

2. Acesse o Deseat.me – o serviço se conecta ao seu e-mail e deleta contas e inscrições aleatórias.

3. Faça uma limpa nas redes sociais – em sites como Tweetdelete e a extensão para Chrome ‘Social Book Post Manager’ ajudam nesse processo.

4. Delete as redes sociais – em casos mais extremos, o melhor é se livrar.

5. Apague seu histórico de busca no Google – acesse a opção ‘my activity’ através da sua conta e deletar tudo o que visualizou.

6. Peça para sites que vendem dados excluírem o seu perfil – existem sites especializados em coletar informações de usuários e revendê-las. Infelizmente, é preciso enviar pedidos, um por um, pedindo para que o seu perfil seja deletado.

7. Mantenha-se anônimo – nunca forneça dados importantes como sua data de nascimento real, tenha e-mail falso para logar em hotspots free ou fazer compras em sites.

8. Use um VPN – o Virtual Private Network protege a identidade dos usuários enquanto eles navegam pela internet, mantendo em sigilo seu endereço de IP e o local da conexão. O grande ‘contra’ é que este serviço geralmente é pago.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O