Educação/Cultura

Conferência Municipal de Juventude é aberta e tem programação cultural e debates neste sábado

ConferênciadaJuventude_foto_Cornéliofelipe-0661-300x218Apresentações culturais, rodas de debates e eleição dos delegados para a etapa estadual serão as atividades de encerramento da 3ª Conferência Municipal de Juventude, neste sábado (15), no auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I. Na tarde desta sexta-feira (14), o auditório da Reitoria da UFPB ficou lotado para receber as diversas representações da juventude da Capital, além de representantes do Poder Legislativo Municipal e Estadual, para a abertura do evento.

Com o tema ‘As várias formas de mudar o Brasil’, o evento tem como objetivo atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento da Capital, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito.

“Esse é o momento que nós, enquanto representantes do governo municipal, devemos ouvir a juventude”, disse o secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Edmilson Alves, que ainda destacou que a Capital tem avançado no sentido do desenvolvimento das políticas públicas para a juventude. “Temos cinco Centros de Referências da Juventude onde são desenvolvidas atividades voltadas para o âmbito da cultura, educação e promoção ao mercado de trabalho. E isso mostra o quanto a gestão tem olhado para a nossa juventude, principalmente acreditando que ela, além de ser o futuro, deve ser o presente”, ressaltou.

A programação do primeiro dia da 3ª Conferência Municipal de Juventude contou ainda com debates, leitura e aprovação do regimento, além da exposição do tema com a presidenta do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Ângela Guimarães. “Estamos aqui nesse plenário com várias gerações de lutadores brasileiros. Alguns estão à frente de lideranças de movimentos sociais, outros a frente de espaços de gestão pública e nos representam no parlamento. Pelo o que a gente tem caminhado ao longo de todo o país, que essas várias formas de mudar o Brasil, que é o tema da nossa conferência, é uma questão de princípio”, disse.

Confira a programação deste sábado (15):

Local: Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB

8h30 – Acolhida com Apresentação Cultural
9h – Grupos temáticos: GT1 – Direito a Cidadania, a participação social e política e a representação juvenil e direito a educação; GT2 ​ – Direito a diversidade e igualdade; GT3 ​- Direito à saúde; GT4 – Direito à cultura; GT5 ​- Direito ao desporto e ao lazer; GT6 ​- Direito ao território e a mobilidade com sustentabilidade e meio ambiente; GT7 ​- Direito a segurança pública e acesso à justiça; GT8​ – Direito à profissionalização ao trabalho e a renda; e GT9 – Direito à comunicação e a liberdade de expressão.

​12h – Almoço
13h30 – Retorno aos GT’s
15h – Plenária final
16h – Eleição dos delegados para Conferência Estadual de Juventude.
17h – Encerramento e apresentação cultural.
Portal S1

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O