Negócios

Comércio prejudicado com a desclassificação do Brasil na Copa

Apesar de ainda ter uma decoração discreta nos tons verde e amarelo, as lojas e barracas do centro de João Pessoa estão perdendo, aos poucos, o clima da Copa do Mundo 2018. Os comerciantes informais e lojistas estão recolhendo acessórios e camisas devido a derrotado jogo do Brasil contra a Bélgica na última sexta-feira (6).

Apenas algumas pessoas estavam vestidas com a camisa da seleção brasileira, como o funcionário público Isaac Severino. “Em futebol, um tem que ganhar. E como eu comprei, essa passou a ser uma camisa normal. Apesar de não ter ganhado, o Brasil jogou bem. Os jogadores tiveram várias oportunidades de fazer gol, mas o desespero falou mais alto”, afirmou.

Os comerciantes informais dizem ter tido prejuízo desde que o Brasil perdeu a partida, mas no caso de Pedro Marinho, o prejuízo maior foi em relação aos acessórios, como bandeira e outros objetos decorativos. “Vendia de 10 a 15 acessórios por dia, mas depois do jogo da Bélgica, desde sexta, não vendo mais nada. Já devolvi para o fornecedor”, disse.

As lojas de roupas visitadas no Ponto de Cem Réis tiveram um rendimento considerável no início da Copa. Teve loja que as camisas da seleção brasileira acabaram nos primeiros jogos do Brasil, já outra chegou a vender 200 peças no primeiro jogo de um total de 500 blusas. Em outra loja específica para bebês também sobrou uma pequena quantidade de camisas, que será aproveitada na próxima copa.

A vendedora Jaqueline Rodrigues disse que esse produto não se perde e que vão recolher o que sobrou para a Copa de 2022. “Vendemos praticamente tudo, só sobrou cerca de 100 camisetas. Se Neymar não continuar na próxima copa, aí sim teremos prejuízo, já que a maioria tem o nome dele”, brincou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Nivaldo Vilar, afirmou que o comércio diminuiu o número de vendas porque quando o jogo era às 15h, as lojas fechavam e não abriam mais. “Ainda não tenho os dados precisos, mas com certeza o comércio vai sentir essa queda” explicou.

 

 

 

 

 

 

Pb Agora

Mais popular