Cidades

Cinco mil empresários fazem adesão ao Movimento Compre do Pequeno

pequeno negócioUma série de atividades marcou o Dia da Micro e Pequena Empresa na Paraíba, nesta segunda-feira (5 de outubro). A data também foi o dia oficial do Movimento Compre do Pequeno Negócio, que atingiu a meta no Estado de cadastrar cinco mil empresários e que deve se tornar uma ação permanente no calendário do varejo nacional. Na Paraíba, foram realizadas ações do Litoral ao Sertão, com feiras de negócios, promoções no comércio, apresentações culturais, além de uma sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa.

“Realizamos diversas atividades em todo o Estado para ajudar a sociedade a perceber a importância dos empreendimentos de pequeno porte para o desenvolvimento local”, destacou a analista do Sebrae Paraíba e coordenadora estadual do Movimento, Marielza Rodriguez. Ela lembrou que os pequenos negócios são responsáveis por 56% dos empregos formais do Estado, quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e representam 99% do universo empresarial paraibano. Na Paraíba, há cerca de 120 mil pequenos negócios, sendo 72 mil microempreendedores individuais (MEI).
O Movimento Compre do Pequeno Negócio foi lançado em todo o país e ganhou adesão de diversas entidades, empresas e parceiros em todos os Estados brasileiros. A campanha mostrou à sociedade a importância dos empreendimentos de pequeno porte para a recuperação da economia e estimulou a compra nas micro e pequenas empresas, para que o dinheiro circule no próprio bairro, cidade e estado, aquecendo a economia local.
O dia 5 de outubro foi o ápice da campanha. Em João Pessoa, durante todo o dia, das 10h às 21h, a Feira de Food Trucks e Food Bikes e a feirinha de alimentos orgânicos, no estacionamento do Shopping Sebrae, movimentaram o comércio local. No espaço, foram instalados quatro trucks e onze bikes, vendendo lanches variados. As lojas do shopping fizeram promoções e sorteios com seus clientes.
O empresário Léo Figueiredo, que iniciou o seu negócio há apenas quatro meses, ficou satisfeito em participar do evento. Vendendo paletas mexicanas (picolés), em uma unidade móvel e participando de eventos, ele diz que valeu a pena pedir demissão do emprego para se tornar empresário. “Tenho mais estímulo em trabalhar no que gosto”, disse, acrescentando que já realizou vários cursos para aperfeiçoar seu negócio e que procurou o Sebrae para estar capacitado e participar do Movimento Compre do Pequeno.
Além do estímulo ao consumo nas micro e pequenas empresas, o Sebrae também realizou em João Pessoa a apresentação da peça teatral “As Aventuras do Dinheiro Voador”, com o grupo “Quem tem Boca é pra Gritar!”, no Shopping Sebrae, às 18h30. Esta mesma peça percorreu mais nove cidades paraibanas, onde o Sebrae possui agências regionais. O espetáculo aborda os conceitos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e trata da importância do dinheiro circular no próprio município.
O Dia da MPE também foi comemorado pelo interior no Estado, nas nove agências regionais do Sebrae e cidades vizinhas. Alagoa Grande, Cajazeiras, Itaporanga, Patos, Santa Luzia e Princesa Isabel, por exemplo, em parceria com as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) realizaram o Dia do Descontão, durante toda a segunda-feira (5). Em Monteiro, houve carreata e passeata, com adesão de empresários e entidades parceiras.
Em Itaporanga, o Sebrae local ofereceu a palestra “Quer vender mais? Então o foco não pode ser a crise”. Em Cajazeiras e São João do Rio do Peixe também houve palestras e mobilização de empresários. Cajazeiras também realizou o Seminário Regional de Compras Governamentais, atraindo empresários, gestores públicos e agricultores familiares. Já as cidades de Araruna, Cuité, Nova Floresta, Damião, Casserengue, Cubati e Picuí fizeram mobilizações nas ruas, mostrando aos empresários e sociedade a importância do Movimento Compre do Pequeno.
Sessão solene – No Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado nesta segunda-feira (5 de outubro), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma sessão solene em homenagem aos pequenos negócios da Capital. De autoria do presidente da CMJP, vereador Durval Ferreira (PP), a solenidade contou com a presença de representantes de diversas entidades ligadas aos pequenos negócios, como o Sebrae Paraíba,  a Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Paraíba (Femicro),a Fecomércio,    a Secretaria do Trabalho, Produção e Renda, entre outras instituições.
A sessão também ressaltou as ações do Movimento Compre do Pequeno Negócio, lançado pelo Sebrae Nacional, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de escolher micro e pequenas empresas na hora de consumir, estimulando a circulação do dinheiro no próprio bairro e cidade. Na ocasião, a Femicro, representada pelo vice presidente, Cícero da Costa Freire,  recebeu o Diploma de Honra ao Mérito.
Acessoria

Mais popular