Aguas

Chuvas fortes fazem nível da água do Boqueirão subir

As chuvas que chegaram com força total nos dois últimos dias são a esperança de renovar as águas do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão). Nessa sexta-feira (19), o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) informou que o açude ganhou mais dois centímetros na lâmina, que equivalem a mais 150 mil metros cúbicos de água. A expectativa para este sábado é que o registro seja ainda maior, já que cidades que fazem parte da bacia de Boqueirão registraram boas precipitações.

Na barragem de Riacho Fundo, por exemplo, que fica no início da bacia de Boqueirão, foram 24 milímetros (mm). Na cidade de São Domingos do Cariri, 31,6 mm. Em Camalaú, 24,6 mm e em Monteiro, 21 mm, com aumento da vazão de 3 para 6,2 metros cúbicos por segundo.

A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) informou que os dados repassados são parciais, monitorados até as 16h de ontem.

“As chuvas foram representativas em todo o Estado. No Sertão de forma bem intensa. Começaram ontem no Litoral e adentraram o Agreste, oscilando entre 30 a 50 mm e provocando em Boqueirão pouca recarga. Hoje (sexta) as chuvas foram mais intensas ao longo de toda a bacia, de Monteiro a Cabeceiras choveu entre 30 a 50 mm, e essas chuvas trouxeram recarga significativa ao longo de todo o Rio Paraíba”, explicou o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno.

Segundo ele, o nível do Rio Paraíba já aumentou quase 1 centímetro com as chuvas de ontem.

“Em nossos registros, a chuva provocaram aumento de 87 centímetros do nível do rio. Isso deverá trazer um aporte significativo ao longo dos próximos três dias. Neste sábado teremos a primeira medição, mas o rio tem 144 quilômetros de extensão e a água vai entrando gradativamente. Como estão previstas mais chuvas, só que de forma moderada, em áreas isoladas, é possível que a bacia continue aportando por mais dias. As chuvas devem cessar no domingo, mas não devem parar totalmente”, disse.

Campina e Capital. Em Campina Grande, a Defesa Civil informou que o alerta enviado pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) sobre fortes chuvas em 50 municípios da Paraíba e Pernambuco foi confirmado. Na cidade, pontos de alagamento foram registrados. O bairro do Alto Branco teve 59 mm de chuva e o muro da lavanderia pública caiu por cima de uma mulher.

Em João Pessoa, a Defesa Civil Municipal está em alerta, mas não houve ocorrências.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O