Esportes

Cheio de prêmios, Goleiro paraibano de 11 anos vai fazer testes no Vasco

matheus4Aos 11 anos, o goleiro paraibano Matheus Sales vai tentar realizar o sonho de se tornar jogador profissional e seguir carreira em um grande clube. Neste domingo, ele embarca na companhia do pai para o Rio de Janeiro, onde vai participar de uma semana de testes no futebol de campo e no futsal do Vasco. Na bagagem, o menino carrega como inspiração o melhor camisa 1 da Copa do Mundo: o alemão Neuer.

O garoto chamou a atenção dos olheiros do time carioca no mês de abril durante o Campeonato Mundial de Futebol de 7 – atuando pelo Gol de Placa de João Pessoa -, em Goiânia. Na competição, a equipe de Matheus foi eliminada nas quartas de final.

– A minha vontade é ir para o Rio de Janeiro e fazer um bom teste. E se por acaso for chamado para jogar lá, a gente vai ver as possibilidades. Mas, com fé em Deus, vai dar tudo certo – comentou Matheus.

– Ele passando vai ser uma mudança de vida muito grande. Vou ter que sair daqui para o Rio de Janeiro. Então, vou ter que começar uma nova etapa eu, ele e a mãe – completou o pai do goleiro, Flávio Martins.

O paraibano começou a dar os primeiros toques na bola aos quatro anos. Começou no futsal atuando como ala. Mas depois seu talento para ser goleiro foi descoberto. O pai lembra que na época um técnico apostou no então ala para fechar o gol. No ano seguinte, Matheus já participou do Campeonato Paraibano de Futsal Sub-7 na nova posição. Depois de grandes atuações, surgiram propostas de vários times da capital paraibana.

– O treinador de Matheus, quando ele era menor, disse que meu filho tinha condições de agarrar muito bem. Ele chegou e comentou comigo: “O futuro dele será brilhante, pode ter certeza disso”. Matheus era elétrico demais. Eu não tinha muito tempo de estar com ele. Então a gente o colocou em uma escolinha de futsal, pois aí ia tendo mais amigos, mais interatividade e isso fez com que ele deslanchasse no mundo da bola – explicou Flávio Martins.

Com o desempenho no futsal, o pai de Matheus decidiu apostar no filho em outro terreno e o goleiro trocou a quadra pelos gramados. Em 2011, ele começou a fazer parte do Gol de Placa. Na primeira competição que disputou já foi campeão, eleito melhor goleiro e, mais que isso, foi o artilheiro do time. É que ele, mesmo defendendo, também se arriscava em cobranças de falta, pênaltis e até chutes de fora da área.

– Fico feliz com meu desempenho já no primeiro torneio que participei. Faz com que meu sonho de ser goleiro de futebol profissional aumente. Eu gosto. Desde pequeno, gosto de jogar e estar dentro das quadras – comentou o goleiro.

No ano passado, na categoria Sub-11, e em 2012, no Sub-9, Matheus conquistou com o Gol de Placa o título do torneio Taça Cidade de João Pessoa. Nas duas vezes, ele foi eleito o melhor goleiro. Para alcançar todas essas metas, o pai revela que não é fácil. Existem algumas barreiras pelo caminho.

– Ele tem uma bolsa. O time dele assume as despesas de taxa, de mensalidade, aqui. Mas, mesmo assim, quando é para viajar, os pais têm que custear. E a gente não pensa duas vezes: procura, pede emprestado, vai para um canto, vai para outro, faz por onde ele não deixar de participar. Meu maior sonho é que ele seja feliz no que gosta de fazer, que é jogar bola – conclui o pai do menino.

Globo Esporte Paraíba

Mais popular