Esportes

CBF divulga tabela da Série C do Brasileiro

serie cNo começo da tarde desta quinta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF)divulgou a tabela básica da Série C do Campeonato Brasileiro. A principal polêmica foi a inclusão do Ipatinga na competição. Na última semana, a entidade soltou um comunicado, no qual rebaixaba o time mineiro. O torneio começará no dia 27 de abril. Serão disputadas seis rodadas até a paralisação para a Copa do Mundo.

Os times paraibanos Botafogo-PB e Treze estão no grupo A e se enfrentarão logo na primeira rodada da Competição, no dia 27 de abril, em jogo em João Pessoa (PB).

A fórmula de disputa não foi divulgada oficialmente, mas deve ser o mesmo do ano passado. Os 20 times serão divididos em dois grupos de 10. Os quatro primeiros de cada chave avançarão às quartas-de-final, que terá cruzamento de Grupo A x Grupo B. Os dois últimos de cada grupo, na primeira fase, serão rebaixados.

O Grupo B terá Caxias, Macaé, Guarani, Madureira, Duque de Caixas e Mogi Mirim, todos remanescentes da última Série C. Completam a chave, São Caetano e Guaratinguetá, rebaixados na Série B, e Juventude e Tupi, vindos da Série D.

Já o Grupo A terá mudanças. O Ipatinga, que teve sua participação confirmada, passará para a chave de “cima”. Na última temporada, os mineiros fizem parte do grupo de times da região sudeste e sul, mas agora terá que viajar para o Nordeste e Norte. Sendo assim, o estado de Minas Gerais terá um representante em cada grupo.

Além dos mineiros, Águia, Cuiabá, CRB, Fortaleza e Treze disputaram a competição ano passado e voltarão a se reencontrar na primeira fase. Se juntam ASA e Botafogo, rebaixados da Série B, Botafogo-PB e Salgueiro-PB, que conquistaram o acesso na quarta divisão.

A rodada inicial será marcada por clássicos. Logo na estreia, Botafogo-PB e Treze-PB fazem o duelo regional, enquanto Caxias e Juventude prometem parar a Serra Gaúcha. Ainda na chave A, Paysandu e Águia fazem o clássico estadual, enquanto no B, São Caetano x Guarani e Mogi Mirim x Guaratinguetá fazem o “minipaulista”.

Na última segunda-feira, o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, assinou um documento, que foi publicado no site da entidade, comunicando o rebaixamento do Ipatinga. Na carta , o dirigente afirma estar cumprindo uma determinação do STJD e que, nos próximos dias, publicaria o nome do substituto e os critérios para a substituição, o que não aconteceu.

Este deve ser apenas o primeiro capítulo de uma guerra jurídica que deve tomar conta da Série C, nos próximos dias. Com o rebaixamento do Ipatinga, o Crac,que caiu em campo, deveria permanecer na terceira divisão. Se o Tiradentes subir, o time goiano deve pleitear a vaga no STJD e, posteriormente, na Justiça Comum.

No entanto, as confusões não devem parar por aí. É que o Cianorte-PR também quer uma vaga na Série C. Em meados de janeiro, o clube paranaense conseguiu uma liminar na Justiça Comum para disputar a competição em 2014. Para tanto, contestou a política de acessos “confusa” da CBF.

Quem também batalha na Justiça para evitar a queda é o Brasiliense. O time do senador cassado Luiz Estevão foi o terceiro rebaixado no Grupo A, acima de Baraúnas-RN. Neste caso, o Jacaré contesta a mudança de regulamento em 2013. Por conta da entrada do Treze, foram rebaixados três e não dois times no Grupo A, como previa o regulamento.

Os times se aproveitam do precedente aberto pela CBF ao confirmar Treze e Rio Branco-AC na disputa da Série C em 2013. Ambos times entraram pela porta dos fundos, por meio de liminares na Justiça Comum. O caso até foi parar no Superior Tribunal de Justiça (STF).

O ministro Luiz Fux determinou uma edição com 21 clubes, o que deve se repetir neste ano, já que o Estatuto do Torcedor afirma que a fórmula de disputa de um torneio só pode ser alterado depois de dois anos de disputa.

Confira os jogos da 1ª rodada:

Grupo A
Paysandu x Águia
Cuiabá x Betim
ASA x CRB
SAlgueiro x Fortaleza
Botafogo-PB x Treze

Grupo B
Caxias x Juventude
Tupi x Macaé
São Caetano x Guarani
Madureira x Duque de Caxias
Mogi Mirim x Guaratinguetá

 

 

Futebol do Interior

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O