Esportes

CBF atesta irregularidade de atletas do Bota-PB em partida contra o Sport

Documento emitido nesta quinta-feira pela entidade abre caminho para punição do clube de João Pessoa, que pode perder até quatro pontos no Grupo D do Nordestão

sport_2Depois de uma espera de 72h, a Confederação Brasileira de Futebol finalmente quebrou o silêncio. E em documento expedido na manhã desta quinta-feira (veja o documento na íntegra ao fim do texto), disse acreditar que o Botafogo-PB de fato enfrentou o Sport no último domingo, pela estreia do Grupo D da Copa do Nordeste, com dois jogadores irregulares: o volante Pio e o atacante Thiaguinho.

No documento emitido pela Diretoria de Competições da entidade, atendendo uma consulta da Diretoria de Registros e Transferências, a CBF declara que “tudo leva a crer que efetivamente os referidos atletas atuaram de forma irregular no jogo, contrariando o que determina o Regulamento Específico da Copa do Nordeste 2014 em seu artigo 5º”.

E diante da confirmação, a CBF já encaminhou ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a denúncia feita pelo Sport, que pede a perda de pontos do clube pessoense.

thiaguinho botafogo-pb atacante (Foto: Rizemberg Felipe / Jornal da Paraíba)Thiaguinho entrou no segundo tempo e também estaria em situação irregular no dia da partida
(Foto: Rizemberg Felipe / Jornal da Paraíba)

Para a CBF, de fato os nomes dos jogadores do Belo só foram divulgados no Boletim Informático Diário (BID) da CBF na segunda-feira, dia 20 de janeiro, um dia após o confronto. A CBF enviou ainda a súmula eletrônica do jogo que comprovaria que “os atletas atuaram irregularmente”.

Agora, o STJD deve julgar o caso e, se for condenado, o clube paraibano pode ser punido com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – incluir na equipe, ou fazer constar na súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar da partida, que prevê perda do número máximo de pontos de uma partida (três), além daquele conquistado no jogo.

Desta forma, o Botafogo pode perder quatro pontos (três previstos no artigo e mais um ponto conquistado no empate contra o Sport). Caso a punição se confirme, o Sport não herdará a pontuação. Mas indiretamente o time pernambucano acaba beneficiado, ao lado de Náutico e de Guarany de Sobral, os outros dois times do grupo.

CBF Hercules e Thiago (Foto: Divulgação / CBF)Nomes de Pio (identificado pelo nome de batismo, Hércules) e Thiaguinho só foram publicados no BID na segunda-feira
(Foto: Divulgação / CBF)

 

Procurado pela reportagem para comentar o caso, o diretor de futebol do Botafogo, Ariano Wanderley, afirmou que ainda não foi comunicado da decisão da CBF. Ele disse ainda que o clube vai se reunir com o seu departamento jurídico do clube para tratar do assunto assim que for notificado.

– Nós e o departamento jurídico estamos conversando desde que começou essa história. Quando o Botafogo for informado oficialmente da denúncia, vamos juntar a documentação e fazer nossa defesa – resumiu o dirigente.

Entenda o caso

Botafogo e Sport jogaram no Estádio Almeidão no domingo e empataram em 1 a 1. Entre os jogadores que entraram em campo no time de João Pessoa, estavam o volante Pio e o atacante Thiaguinho, cujos nomes apareceram no BID de segunda-feira.

A princípio, o Botafogo defendeu a tese de que teria acontecido apenas um erro da CBF, já que segundo o clube ambos tiveram seus contratos renovados ainda no ano passado.

Alheio aos argumentos do Botafogo, o Sport denunciou o rival na terça-feira, mas até então a CBF ainda não tinha se pronunciado sobre o caso, o que aconteceu hoje.

cbf atesta possível irregularidade de pio e thiaguinho do botafogo-pb (Foto: Reprodução / CBF)Documento da CBF sobre o Caso Botafogo-PB (Foto: Reprodução / CBF)
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O