Notícias

Campina Grande comemora 153 anos nesta 4ª como uma das cidades que mais cresce e se desenvolve no NE

Nascida em berço de ouro branco e enquanto estratégico ponto comercial dos tropeiros, a antiga Vila Nova da Rainha celebra nesta quarta-feira (11) seus 153 anos de emancipação política.

A segunda maior cidade do Estado da Paraíba, Campina Grande, e seus 385 mil habitantes comemoraram mais um aniversário, rendendo homenagens ao crescimento da cidade. Campina do Açude Velho com suas inseparáveis estátuas do centenário que faz alusão ao índio, a catadora de algodão e ao tropeiro; do Parque do Povo, do Parque Evaldo Cruz, do Teatro Municipal Severino Cabral, da Feira Central, da avenida Maciel Pinheiro, de suas praças monumentos que contam detalhes de um das mais aconchegantes cidades do País.

Cidade moderna, futurista, ao mesmo tempo, firmada em elementos do passado, a Campina Grande completa mais um ano de vida avançando no tempo, e como o município que mais crescem no interior do Nordeste, e eleita uma das 10 melhores cidades para trabalhar e construir carreira no Brasil.  De acordo com o historiador Gervásio Aranha, a cidade viveu seis importantes fatos que foram decisivos para o seu crescimento. Ele enumera a chegada de Teodósio de Oliveira Ledo em 1697 e o consequinte, aldeiamento; a emancipação política em 1864; a saga dos Tropeiros; a conquista da luz elétrica que impulsionou o progresso; a chegada do trem em 2 de outubro de 1907, e o ciclo da cultura e do algodão.

De acordo com o historiador, os tropeiros tiveram papel importante. Este comerciantes ‘nômades’, segundo ele, transportavam suas cargas em lombos de jumento por todo o Nordeste e paravam obrigatoriamente na Rainha da Borborema, por ser um município estratégio. A partir destas viagens pelo Nordeste, cruzando Bahia, Pernambuco e Ceará, tomando a região no interior da Paraíba como parada principal, iniciou-se a aglomeração de pessoas que deu início à antiga vila e posteriormente ao município de Campina Grande.

Conhecida como “A Rainha da Borborema”, a aniversariante do dia, é considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste bem como um dos maiores polos tecnológicos da América Latina, além de “Berço do Saber” para vários paraibanos de outras cidades e também de pessoas de outros estados e até de outros países.

De acordo com os historiadores, foi em grande parte graças a estes comerciantes ‘nômades’, transportando suas cargas em lombos de jumento por todo o Nordeste e parando obrigatoriamente na Rainha da Borborema, que o município se desenvolveu como uma das principais cidades do interior do país.

Erguida no alto da Serra da Borborema, Campina foi fundada em 1º de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de1864, de acordo com a Lei Provincial de Nº 137. De acordo com estimativas de 2014, sua população é de 402. 912 habitantes, distribuidos em uma área que abrange 594,2 km². É também a segunda cidade mais populosa da Paraíba, possui 52 bairros e sua região metropolitana é formada por dezenove municípios. Fazem parte do município os seguintes distritos: Catolé de Boa Vista, Catolé de Zé Ferreira, São José da Mata, Santa Terezinha e Galante.

Campina Grande ainda é um importante centro universitário, contando com dezessete universidades sendo duas delas públicas: a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

É também proporcionalmente a cidade com o maior número de doutores do Brasil, 1 para cada 590 habitantes, seis vezes a média nacional. Além de ensino superior, o município é destaque também em centros de capacitação para o nível médio e técnico.

As principais atividades econômicas do município são: extração mineral; de beneficiamento e de desenvolvimento de software; comércio varejista, culturas agrícolas; pecuária; indústrias de transformação, atacadista e serviços. Sua posição privilegiada contribui para que seja um centro distribuidor e receptor de matéria-prima e mão-de-obra de vários estados.

Severino Lopes PB Agora

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O