Esportes

Campeão da Copa de 1990 precisa limpar banheiros para quitar dívidas

Andreas Brehme, ex-defensor que marcou o gol do título da Alemanha sobre a Argentina na final da Copa do Mundo de 1990, passa por graves dificuldades financeiras. Vinte e quatro anos depois do gol de pênalti em Roma, Brehme tem uma dívida de 200.000 euros (cerca de 620.000 reais), segundo informações do canal de TV Deutsche Welle. O ex-jogador de 53 anos recebeu uma oferta para limpar banheiros na empresa de um amigo para poder quitar parte de suas dívidas.

Segundo a reportagem da tevê alemã, Brehme terá de responder à Justiça em Munique pelo não pagamento de empréstimos de longa data. Franz Beckenbauer, o maior jogador alemão de todos os tempos, disse querer ajudar o ex-companheiro de seleção. “Temos a responsabilidade de ajudar. Ele fez muito para o futebol alemão com um gol de título. Agora é a vez do futebol alemão fazer algo por ele. Talvez possamos criar um fundo para proteger os jogadores que estão em emergências”, afirmou o Beckenbauer, que foi o treinador da seleção no tricampeonato em 1990.

Ulf Baranowski, presidente da União de Jogadores Profissionais, disse que a entidade pretende ajudar Brehme, mas fez um alerta. “Tentamos ensinar os jogadores a evitar situações como essa. Nosso conselho é muito claro: todos precisam ter um plano B, aprender outra profissão. Eles precisam criar um elo entre o momento que param de jogar e a vida após o futebol.”

Outro ex-atleta, Oliver Straube, que atuou em clubes da primeira divisão da Alemanha na década de 1990, ofereceu emprego a Brehme. “Estamos dispostos a empregá-lo como assistente na nossa empresa de limpeza de dutos. Ele pode começar limpando sanitários e isso vai servir para descobrir que pode fazer algo na vida e melhorar a sua imagem”, disse Straube. O canal alemão não informou se Brehme aceitou a proposta de trabalho. O último emprego fixo do ídolo do Bayern de Munique e da Inter de Milan foi como assistente técnico de Giovanni Trapattoni, no Stuttgart, em 2006. Brehme disputou as Copas de 1986, 1990 e 1994 pela seleção alemã e se aposentou em 1998.

Veja

Mais popular