Economia

Bovespa muda de rumo e passa a operar em alta nesta sexta feira

Após abrir o dia em baixa, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) mudou de rumo e opera em baixa nesta sexta-feira (13), depois de resultados negativos dos três últimos pregões, na medida em que investidores continuavam evitando assumir grandes apostas antes da reunião do banco central norte-americano na semana que vem, diz a Reuters.

bolsa-bovespa-acoes-01-size-598Às 12h37, o Ibovespa, tinha variação positiva de 0,61%, a 53.632 pontos. Veja cotação

Investidores embolsando lucros acumulados no início do mês levaram o índice a recuar nas três últimas sessões, diante da espera por uma decisão do Federal Reserve (o banco central dos EUA) sobre uma possível redução de sua política de estímulos.

As compras de títulos promovidas pela instituição têm alimentado o apetite de investidores por ativos de maior risco, como os de mercados emergentes.
Em meio ao compasso de espera, davam a tônica desta sessão dados mostrando que as vendas do varejo dos Estados Unidos aumentaram menos que o esperado em agosto.
Apesar de ter vindo abaixo das expectativas, o dado fez pouco para alterar as expectativas de uma redução já neste mês.
“A expectativa não unânime dos economistas norte-americanos de que o ‘início do fim’ do programa vai começar já na semana que vem é forte o suficiente para sobreviver a esses dados piores que o esperado”, afirmou o economista-chefe da CM Capital Markets, Darwin Dib.

No cenário doméstico, investidores digeriam o resultado do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que mostrou que a atividade econômica registrou queda de 0,33% em julho ante o mês anterior.

No fim desta manhã, o Ibovespa se equilibrava entre a pressão de alta da preferencial das ações da estatal Petrobras e a influência negativa de Embraer.

Na ponta positiva, se sobressaíam os papéis da Gol, com alta de mais de 6%, depois da companhia aérea ter divulgado pela manhã dados operacionais de agosto com crescimento de 24% na receita por assento ofertado. O aumento foi apoiado por nova redução de oferta e aumento de preços de passagens.

Na quinta-feira, o principal índice da Bovespa fechou em queda pelo terceiro dia seguido, com a desvalorização do setor financeiro e da Petrobras ofuscando o avanço de papéis de construtoras e de consumo, após fortes vendas no varejo em julho.

O Ibovespa teve variação negativa de 0,49%, a 53.307 pontos.

Fonte: G1

Mais popular