Brasil x EUA

Bolsonaro chega à Casa Branca para reunião com Donald Trump

O presidente Jair Bolsonaro chegou à Casa Branca às 13h04 desta terça-feira (19) para sua primeira reunião bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Mais cedo, o presidente brasileiro se reuniu com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro.

Bolsonaro está desde domingo (17) em Washington para sua primeira visita oficial aos EUA, a segunda viagem internacional de seu mandato. O presidente se hospedou na Blair House, residência que o governo norte-americano reserva para chefes de Estado em visitas oficiais.

O encontro privado com Trump é o principal compromisso dos três dias de agenda de Bolsonaro em Washington. Após a audiência privada dos presidentes, haverá um almoço de trabalho, com reunião ampliada. Em seguida, Bolsonaro e Trump farão uma declaração conjunta à imprensa.

Na sequência, o presidente brasileiro visitará o cemitério nacional de Arlington, local onde estão os restos mortais de 400 mil soldados norte-americanos e de outros 11 países.

Ainda nesta terça, Bolsonaro terá uma reunião com lideranças religiosas dos EUA e um jantar de trabalho antes da partida para Brasília. Ele tem previsão de chegar na quarta-feira (20) na capital federal.

Parcerias com os EUA – Desde a campanha eleitoral, em 2018, Bolsonaro defende uma maior aproximação do Brasil com os EUA. Já em Washington, ele declarou que deseja um Brasil “grande”, a exemplo dos planos de Trump para seu país.

Bolsonaro, que já foi chamado de “Trump dos trópicos” pela imprensa estrangeira, reforçou o desejo de parcerias com os norte-americanos na segunda-feira (18) ao discursar no “Dia do Brasil em Washington”, na Câmara de Comércio dos Estados Unidos.

Na oportunidade, Bolsonaro disse que o povo brasileiro é “muito parecido” com a população dos EUA porque, na opinião dele, é “conservador, temente a Deus e, portanto, cristão”. Além disso, afirmou ter sido vítima de conteúdo falso na internet, assim como Donald Trump.

“O povo americano sempre foi inspirador para mim em grande parte das decisões. Essa vinda aqui hoje com o Trump, com toda certeza, estaremos materializando o que queremos”, declarou.

Troca de presentes – Trump presenteou Bolsonaro com uma camiseta da seleção norte-americana de futebol. O presidente brasileiro repetiu o gesto, presenteando o norte-americano com a camisa canarinho número 10.

G1

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O