Sua Saúde

Boa saúde cardíaca aos 50 anos reduz risco de demência na velhice

Já se sabe que manter a saúde cardiovascular em dia é importante para evitar problemas como infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e acidente vascular cerebral (AVC). Pesquisadores da Universidade Paris-Saclay, na França, descobriram mais um ótimo motivo para cuidar bem do coração. Segundo um estudo publicado recentemente na British Medical Journal, manter uma boa saúde cardíaca aos 50 anos reduz em até 25% o risco de demência aos 75 anos.

Para realizar a pesquisa, os cientistas usaram como base uma lista de pontuação criada pela The American Heart Association, que usa sete parâmetros para avaliar a saúde cardiovascular: praticar atividades físicas, manter o peso corporal e a pressão arterial, seguir uma dieta balanceada, controlar as taxas de glicose e de colesterol e não fumar.

Os pesquisadores mediram a pontuação de 8 mil participantes e os acompanharam por 25 anos. Cada item positivo marcado nessa contagem de pontos conseguiu diminuir o risco de demência em cerca de 11%. Entre as cobaias, 347 foram diagnosticadas com demência, com a maioria sendo informada de que tinha a doença aos 75 anos.

Exames de imagens mostraram ainda que os participantes que permaneceram com melhores pontuações durante as duas décadas do estudo tinham maiores taxas de massa cinzenta cerebral. A matéria cinzenta do cérebro é um componente do sistema nervoso central envolvido na memória, na tomada de decisões e nas emoções.

De acordo com os pesquisadores, ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente e não fumar são os principais fatores responsáveis por diminuir inflamações, reduzir o estresse interno do corpo e conservar os vasos sanguíneos saudáveis – aspectos cruciais para manter não só o coração como também o cérebro saudável a longo prazo.

 

Mais popular