Economia

BC derruba Selic para 8,25% ao ano, menor taxa desde 2013

Pela oitava vez consecutiva, o Banco Central decidiu cortar os juros básicos da economia (Selic). Nesta quarta-feira (06), a autoridade monetária manteve a trajetória de cortes e reduziu a taxa de 9,25% ao ano para 8,25% ao ano, o menor nível para a Selic desde maio de 2013.

Diante da melhoria da economia brasileira e da queda da inflação, a diretoria do Banco Central, em decisão unânime, optou por manter o ritmo de cortes, de 1 ponto percentual por reunião. “O conjunto dos indicadores de atividade econômica divulgados desde a última reunião do Copom mostra sinais compatíveis com a recuperação gradual da economia brasileira”, diz o comunicado após a reunião.

O Copom é a sigla para Comitê de Política Monetária, grupo que reúne os diretores do Banco Central oito vezes por ano para decidir qual será a taxa básica de juros, a Selic. Este ano, haverá ainda mais duras reuniões do tipo, uma em outubro e outra em dezembro.

Em comunicado divulgado após a decisão, a diretoria BC afirmou que o comportamento da inflação permanece bastante favorável. A instituição avaliou ainda, neste documento, que o cenário econômico pede uma política monetária “estimulativa”, com taxas de juros mais baixas.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O