Champions League

Barçelona classificado, PSG a perigo, Monaco fora

São 25 torcidas ainda na expectativa, algumas mais tranquilas, outras agarradas a uma tênue esperança. Faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos, a Liga dos Campeões da Uefa se aproxima do seu primeiro momento decisivo, a definição dos classificados para as oitavas de final. Por enquanto, só o Barcelona foi capaz de assegurar sua vaga com apenas quatro jogos disputados. Os outros 15 lugares ainda aguardam os ocupantes. Fez as contas? Quinze vagas restantes, 25 postulantes. Isso mesmo, a Champions está afunilando.

Dos 32 times em ação, apenas seis não têm mais qualquer chance de classificação, entre eles o Monaco, a grande decepção até aqui na competição. Resta aos eliminados tentar ficar em terceiro no grupo e buscar melhor sorte na Liga Europa. Dos 25 que ainda sonham, alguns podem respirar aliviado já na próxima rodada, dias 27 e 28 de novembro. Outros terão de esperar até a última rodada (11 e 12 de dezembro) para conhecer seu destino. É o caso do Paris Saint-Germain, que só venceu um dos quatro jogos até agora e ocupa a terceira colocação, atrás de Napoli e Liverpool, no grupo C, que ainda tem os quatro clubes com chance de avançar, graças ao surpreendente Estrela Vermelha.

Barcelona – Mesmo sem Messi nos últimos dois jogos, o Barcelona mostrou a força do conjunto e foi o primeiro a se classificar graças ao empate com a Inter de Milão, fora de casa, com gol do brasileiro Malcom, o primeiro dele pelo clube espanhol. Com dez pontos, poderia ser alcançado por Tottenham e Inter, mas garantiria a vaga no primeiro critério de desempate, o confronto direto, já que venceu o time italiano no Camp Nou e empatou em Milão. Na briga pela outra vaga, promessa de jogão na próxima rodada, quando o Tottenham (quatro pontos) receberá a Internazionale (sete pontos). Um empate garantirá o time italiano.

PSG – Quem esperava os favoritos Paris Saint-Germain e Liverpool já com a classificação bem encaminhada a essa altura se decepcionou. Mas qem gosta de emoção não tem do que reclamar. É a chave mais embolada, com apenas dois pontos separando o líder Napoli (seis) do lanterna Estrela Vermelha (quatro): todos têm chance de avançar, todos correm risco de ficar pelo caminho. O PSG, terceiro com cinco pontos, não conseguiu vencer o Napoli (empate em 2 a 2 em Paris e em 1 a 1 em Nápoles) e chega à reta final em situação delicada, podendo até estar eliminado na próxima rodada, caso perca para o Liverpool em casa, e o Napoli vença o Estrela Vermelha no estádio San Paolo. O melhor cenário para os franceses seria, além da vitória em casa, um empate no outro jogo. Nesse caso, o perigo se transformaria em alívio, porque só uma derrota humilhante por seis gols (ou um 5 a 0) na última rodada tiraria o PSG. Atual vice-campeão europeu, o Liverpool é o segundo, com seis pontos, e também vive momentos de incerteza.

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais popular

T O P O