Notícias

Arquidiocese lança Campanha da Fraternidade

arquidiocese da Paraíba“O serviço dos fiéis ao próximo hoje está muito fraquinho. E isso não é culpa do cristão, mas da igreja, que se arrefeceu, se acomodou, ficou uma igreja muito ‘clube de salvos’, se tornando uma comunidade a serviço dela mesma”. A avaliação foi feita pelo arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, dom Aldo Pagotto, durante o lançamento da Campanha da Fraternidade 2015, que tem como tema ‘Fraternidade: Igreja e Sociedade’ e lema: ‘Eu vim para servir’.

O arcebispo revelou que atualmente há apenas cerca de 20 pastorais de serviço na diocese, das quais quatro são eficazmente atuantes. Para o arcebispo, a Campanha da Fraternidade deste ano aborda uma temática ampla, porém traz como objetivo principal promover as pastorais e convocar os fiéis a assumir as várias formas de serviço aos necessitados.

“À igreja não cabe dar soluções técnicas, mas cabe corroborar com os governos, iniciativas, políticas públicas, com tudo aquilo que leve ao desenvolvimento humano mais sustentável. São atividades caritativas, mas não de dar uma esmola, e sim de levar as pessoas a caminhar com as próprias pernas, levar saberes, conhecimentos”, comentou.

De acordo com o responsável pela Campanha da Fraternidade na Arquidiocese da Paraíba, o cônego Egídio de Carvalho, essa objetiva lembrar a responsabilidade social dos cristãos. “Ela faz um convite a todas as pessoas para que elas não esqueçam que, como igreja, são chamadas a servir e isso implica num abraçar das causas sociais”, destacou.

Dom Aldo reiterou, ainda, a perspectiva ecumênica da campanha.

Jornal da Paraíba

Mais popular