Ano Novo

7 dicas de como começar 2020 com as finanças em ordem

A passagem de ano é um momento de afirmação e renovação. Metas alcançadas dão lugar a novos objetivos e a esperança de viver um ano melhor que o anterior é um sentimento presente em todo mundo. Entre sonhos e alegrias, o brasileiro também vive sob alguns problemas, e boa parte deles se dá pela situação financeira.

Pensando nisso, a planejadora financeira Annalisa Dal Zoto elaborou algumas dicas para começar 2020 com uma saúde financeira melhor. Segundo ela, a troca de ano é um excelente momento para colocar as finanças nos trilhos. “É uma ótima oportunidade para rever algumas contas, cancelar serviços que não são mais usados e, finalmente, reservar uma parte do salário para a realização de um sonho ou para a aposentadoria”, diz a planejadora.

1. Anote os seus gastos – Anote todas as receitas e despesas, fixas e variáveis, em um caderno ou em uma planilha no computador. Além disso, aproveite a vantagem de a fatura do cartão de crédito ser um excelente extrato, com informações detalhadas, e agrupe essas informações em categorias de gastos como alimentação, vestuário, lazer, etc. “Dessa forma é possível acompanhar seus gastos, avaliar prioridades e possíveis reduções no mês a mês”, explica.

2. Prepare-se para gastos extras – De acordo com a planejadora financeira, o ideal é guardar o 13º salário para os pagamentos do início do ano que são sempre mais pesados como IPTU, IPVA, matrículas de escolas e cursos, anuidades de clubes e academias e material escolar e uniforme. “Além de livrar-se de contas por todo o ano, você poderá ainda conseguir um ótimo desconto com o pagamento à vista e integral de impostos e serviços. E se sobrar um dinheirinho após os pagamentos, guarde para formação de uma reserva para emergência e realização de sonhos. Lembre-se que ter dinheiro guardado aumenta sua liberdade de escolhas e te dá maior poder de negociação”.

3. Programe suas férias – Se você já sabe o mês em que vai sair de férias, comece já a procurar pacotes e passagens. “Deixar para última hora pode ser bem mais difícil conseguir um bom pacote de viagem”, conta.

4. Corte o limite do cheque especial e não tenha mais de 2 cartões de crédito – É comum as pessoas incorporarem o valor do cheque especial ao do salário. De acordo com a especialista, esse hábito pode levar ao descontrole financeiro. “Quem usa o limite do especial paga juros altos, o ideal é cortá-lo. Concentrar os gastos em um único cartão também só traz vantagens como isenção de anuidade, pontuação de programas fidelidade/milhagem, mais facilidade no controle dos gastos”.

5. Renegocie dívidas – Se as contas saíram do controle e está difícil pagar o valor atual da dívida, é importante negociar o quanto antes. Ao conversar com o credor é importante expor sua situação financeira e o quanto pode pagar. “Sugira alternativas que mostram que você está disposto a quitar a dívida, como diminuição de juros e aumento no número de parcelas”. E sempre reflita com atenção se a nova mensalidade cabe no seu bolso. “Não adianta fazer um acordo, pagar uma ou duas parcelas, e depois voltar a ser inadimplente”, alerta.

6. Não compre por impulso – Reflita sobre o equilíbrio entre felicidade e consumo e a diferença entre necessidade e desejo. “Esteja firme na sua meta e não se deixe levar pelo lado emocional”.

7. Estabeleça metas e planeje sonhos – Aproveite o momento de início de um novo ano e de um novo ciclo para estabelecer metas pessoais, profissionais e financeiras. “É muito mais fácil economizar quando temos metas bem claras, pois elas servem de bússola para nossas atitudes e decisões financeiras. Estabelecer metas e planejá-las são passos importantes em direção ao alcance de sonhos e ao sucesso na vida financeira”, completa.

Mais popular